Publicado em 26/09/2019, às 16h08 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
Na quarta-feira, 25 de setembro, a Fundação La Roche-Posay fez um evento de lançamento de um programa internacional focado em crianças com câncer, em parceria com a Childhood Cancer International. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dessas crianças e dos seus familiares, fortalecendo os laços da família com suporte emocional e comunicação.
A Pais&Filhos estava presente no evento, que aconteceu na Casa da Fazenda Morumbi, e assistiu uma conversa incrível da atriz Luiza Valdetaro, embaixadora da La Roche-Posay e mãe de Maria Luiza, de 11 anos. Durante o lançamento, Luiza relembrou o momento em que a filha foi diagnosticada com leucemia. “Eu não tinha me dado conta de que a Malu estava com uma sensibilidade na pele por conta do tratamento. Só fiquei sabendo disso quando outra mãe falou”, conta. “Ela chorava pra tirar os curativos e eu não entendia, achava que era frescura. Quanto mais a gente troca, mais chances temos de poupar as crianças desses sofrimentos que são possíveis de evitar”.
O projeto terá 3 ações principais: um portal de informações, protocolos de massagens que os pais podem fazer nos filhos e uma escala de emoções, que incentiva as crianças a reconhecer seus sentimentos e demonstrarem para os pais. O portal de informações terá a responsabilidade de reunir tudo aquilo que os pais precisam saber para lidar adequadamente com esse processo.
De acordo com Izabella Martorelli, gerente de Expertise Científica e Social, em um ano cerca de 300 mil crianças são diagnosticadas com câncer no mundo, sendo que 12 mil delas são brasileiras. “Por trás do diagnóstico, são desencadeadas outras questões físicas e psicológicas, como dores frequentes, falta de comunicação e quebra de laços familiares. Buscamos, como o nosso programa, amenizar os traumas causados pela doença e entregar uma qualidade de vida melhor para as crianças e seus pais”, ela afirma.
Pensando nas dores que as crianças sentem durante o tratamento, a Fundação La Roche-Posay juntou oncologistas, enfermeiros, psicometristas e fisioterapeutas para elaborar um manual de massagens que podem ser feitas pelos pais. Batizado de “Terapia dos 3 R’s”, o protocolo tem o objetivo de Restabelecer o toque, Relaxar a criança e Reconectar pais e filhos. As massagens são adaptadas para cada tipo de câncer e são feitas com toques suaves e cuidadosos.
E a notícia é ainda melhor: o projeto não será feito apenas no Brasil, sendo implementado na Rússia, França, China e Estados Unidos. Mais informações podem ser adquiridas no portal Suporte ao Câncer Infantil.
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:
Leia também:
Enfermeira canta e toca ukulele para crianças com câncer em hospital
Projeto desenvolve jogos para aliviar o sofrimento de crianças com câncer
Calouros de medicina deixam crianças com câncer rasparem seus cabelos em trote solidário
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Família
Nova frente fria em meio a período intenso de calor já tem data para chegar
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"