Publicado em 26/09/2019, às 10h59 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Nathalia Lopes, Filha de Márcia e Toninho
A obesidade infantil é um problema que precisa ser controlado. As nossas crianças têm que ser saudáveis para brincar e aproveitarem ao máximo a infância. E agora, pesquisadores brasileiros podem ter conseguido achar uma forma de fortalecer o organismo dos bebês contra a obesidade.
E acredite se quiser, tudo se trata do leite materno, mais especificamente do colostro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já sabia que a amamentação pode sim diminuir as chances do desenvolvimento da doença, mas pesquisadores da Universidade de São Paulo em conjunto com o Centro Universitário Saúde ABC e da Universidade Federal de Mato Grosso, trouxeram à tona novas evidências.
Eles descobriram que o colostro, o leite dos primeiros dias, de mulheres obesas pode ajudar as crianças a manterem um peso saudável na infância. Os líderes da pesquisa reuniram o colostro de 109 mulheres. Desse total, 61 estavam acima do peso e tudo isso foi feito no período de 48 a 72 horas depois do parto.
O método
Depois de separarem as amostras, os pesquisadores adicionaram mais três hormônios que já são encontrados naturalmente no leite materno, a adiponectina, a leptina e melatonina. E em entrevista a Galileu, uma das pesquisadoras comentou o resultado.
Tassiane Cristina Morais, da UFMT, contou que a principal diferença foi percebida na melatonina. É ela a responsável por manter os níveis de outros hormônios que, por sua vez, mantém a saciedade e ajuda a evitar o excesso de peso, inclusive nos bebês.
Mas para que tudo isso? Para poder padronizar os bancos de leite. “A concentração de melatonina varia muito conforme a região que a pessoa mora, principalmente de acordo com a quantidade da luz. Ao padronizar o banco de leite, podemos usar uma estratégia diferente e levar em consideração os horários da coleta”, explica Tassiane.
E vale lembrar que: por mais que o colostroseja um pouco mais rico em melatonina, a obesidade e o sobrepeso na gestação ainda oferecem grandes riscos à mulher e ao bebê. Procure seu médico e mantenha uma alimentação saudável.
Leia também:
Entenda como os produtos de limpeza podem ter relação com a obesidade infantil
Árvore da Vida: veja o desenho que retrata da melhor forma a amamentação
Estudo prova que redes sociais deixam as mães inseguras
Fique por dentro do conteúdo do Youtube da Pais&Filhos:
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Gravidez
Chay Suede se declara para a esposa Laura Neiva que espera o primeiro filho dos dois: “O amor é você”
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”