Criança

Férias em casa!

Nem sempre dá para aproveitar o verão viajando. Se este é o caso, a ideia é criar muitas atividades diferentes para curtir com as crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Afaste a ideia de que criança em casa é sinônimo de bagunça 24 horas. Sugira para que elas criem um clubinho mirim, passando uma semana na casa de um amigo, escrevendo um diário de férias no qual registrarão os fatos divertidos do período, participando de uma gincana no prédio regada a petiscos e sorvete com os vizinhos e montando um clube da troca de brinquedos ou do revezamento. Aos fins de semana, por exemplo, reúna a molecada para um torneio de mímicas, com filmes e muita pipoca. Quem acertar, ganha o direito de escolher a comidinha que vai consumir enquanto assiste ao filme. 

Clubinho de férias

Com sede itinerante, cada semana na casa de um amigo: ajude as crianças a organizar uma lista de atividades, tarefas e brincadeiras para esse período, além dos gibis e livros preferidos que querem levar e emprestar. Ajude-os a criar um símbolo, um hino e uma bandeira do clube. Como se fosse tudo de verdade! Essa prática  incentiva-os a desenvolver a sociabilidade.

Anúncio

FECHAR

Como faz

Peça às crianças que escolham um nome para o clube. Depois, que escrevam em uma cartolina, pintem e enfeitem a cartolina, que pode ser usada como placa do clubinho. Com o restante da cartolina, peça que escolham o símbolo, desenhem e entreguem para os integrantes da equipe. 

Ajude as crianças a criar um hino e um lema para o clubinho. Peça que escolham uma senha secreta, que só elas vão saber.Dê a elas um caderno antigo ou monte um feito de papel reutilizado para que tenham um diário de atividades.

Você vai precisar de…

• Cartolina branca

• Cola

• Tesoura

• Barbante

• Tinta atóxica

• Recortes de revista

• Adereços a sua escolha

Volta ao mundo

Cada apartamento prepara uma refeição típica de um país com música e curiosidades sobre essa nação. Ou você organiza na sua casa ou com outras mães em outras casas ou ainda no salão de festas. As crianças podem ir vestidas a caráter para pontuar ainda mais a cultura de cada localidade representada. Além do que, criar roupas (sempre adaptadas de peças que você tem em casa), preparar a comida e estudar um pouquinho sobre determinado país, estimulará a criatividade da criança e a fará pensar em como o mundo é grande.

Diário de férias

Este é um caderno em que a criança relata as coisas legais das férias, com desenhos, colagens, impressões de cada aventura etc. Incentive-a a customizar o miniálbum com fotos, carimbos preferidos, figurinhas coloridas, desenhos e até lembrancinhas, como palitos coloridos de picolé. 

Faça um registro detalhado de cada momento divertido de suas férias. Crie um caderno especial para anotar as atividades de que mais gostou e não deixe de mostrar para os amigos

Gincana no prédio

Reúna as crianças do prédio e organize com as mães uma gincana para elas encontrarem objetos e coisas diferentes com os vizinhos. Todos ganham uma festa de sorvete no final. Incentive as crianças a perguntarem sobre a história dos objetos que conseguirem captar para a brincadeira. Eles poderão trocar experiências depois com os demais amiguinhos e, claro, ter muitos causos para contar na volta às aulas.