Criança

Fazer com as mãos: o mascote da Olimpíada com sucata

Brincar é estimular a imaginação

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Toda criança tem um instinto que é natural, de investigar, explorar e criar. É responsabilidade dos adultos estimularem essas características para que ela desenvolva todo o seu potencial. Nem é tão complicado assim! A brincadeira é uma das formas para fazer isso e os brinquedos não precisam ser os de última geração.

“Brincar livremente é tão importante quanto brincar criando a partir de ideias já construídas. Dosando estas duas possibilidades de interação criativa, ela se sente cada vez mais potente, e com mais recursos para produzir a partir de si própria”, explica Esther Fialho, psicóloga da Educação Infantil do Colégio Bahiense.

Os brinquedos de sucata são uma ótima opção para essa finalidade, já que promove a observação, a investigação dos processos e materiais, dedução, tentativa e erro, desenvolvimento da coordenação motora fina e busque recursos emocionais para a resolução de problemas.

Anúncio

FECHAR

São muitos ganhos envolvidos nessa atividade. “Ao término de sua construção a criança se sente orgulhosa de sua própria produção, sente-se mais capaz de criar.  E se, no final de tudo isso ela demonstrar puro prazer com tal atividade, este é sem dúvida o seu maior ganho, em si mesmo!”, afirma Esther.

Veja na nossa galeria brinquedos de sucata com a cara do mascote da Olimpíada!

Leia também:

Vídeo: Brincar é mais importante do que você imagina!

50 brincadeiras para o seu filho

Brincar de bambolê e assoviar: Veja como ajudar seus filhos no treino destas habilidades