Criança

Entenda o que acontece durante a visita ao pediatra

Como otimizar e a tão esperada consulta com médico

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

As consultas com o pediatra podem ser momentos de grande tensão para os pais, mesmo quando são apenas de rotina. É natural querer saber se tudo está indo bem com o seu filho: se ele está engordando direitinho, comendo, crescendo… enfim, aquela série de coisas importantes.

Na última edição da Pais&Filhos, demos um guia completo de como escolher o pediatra, o médico que vai acompanhar seu filho por toda a infância. Agora, você vai poder conferir algumas dicas de como otimizar e entender melhor o que acontece na tão esperada consulta com o pediatra. Para isso, conversamos com Victor Nuldelman, pai de Mariana, Gabriel e Bruno, que é pediatra do Hospital Albert Einstein, que nos ajudou a criar a lista. Boa sorte!

Anúncio

FECHAR

Duração
Normalmente, as consultas de rotina têm duração entre 30 e 40 minutos. Elas não são relacionadas a sintomas agudos – como eventuais febres, por exemplo – e envolvem algumas ações do médico. Elas servem como prevenção!

Prepare-se para a consulta
Em geral, as consultas rotineiras estão programadas com antecedência. O ideal é que mães e pais façam uma lista dos últimos eventos importantes para a criança. Pode anotar, literalmente! Sua filha levou uma picada de abelha no passeio de escola? Conte ao pediatra. O menino foi ao oftalmologista por alguma dificuldade? Relate também ao pediatra. Tudo é importante.

Carteira de Vacinação
Tenha sempre a carteira de vacinação de seu filho em mãos. Eventuais exames e receitas médicas também entram nesta lista de documentos obrigatórios para a consulta. O médico precisa saber quais vacinas a criança tomou ou deixou de receber. O mesmo vale para as medicações.

Saiba por onde começar e saia em busca do pediatra perfeito

Questionário
Sim, além de você, o médico também fará uma série de perguntas! Não se preocupe Ele questionará sobre alimentação, higiene pessoal e dos ambientes físicos que a criança frequenta, desenvolvimento, crescimento, habilidades, audição, visão, linguagem, sociabilidade, sono, funções fisiológicas, comportamento e etc.

Exame Físico
O pediatra vai pesar a criança, medir, tirar a pressão e fazer uma avaliação sobre como ela está. Isso é feito por meio de dos tradicionais gráficos de peso e altura. Ele poderá fazer exames específicos em alguns órgãos, com os pulmões e a pele. Após o diagnóstico, e dependendo de cada caso, ele analisa a necessidade de algum outro tipo de acompanhamento médico.

Quantas vezes no ano?
A frequência no consultório pediátrico deve ser de mês em mês no primeiro ano de vida. No segundo, a consulta deve ser trimestral. Já no terceiro, a cada quatro meses. Do quarto ano em diante, duas vezes por ano.