Criança

Dia Internacional da Menina: 5 coisas que você deveria ensinar ao seu filho para o bem delas

iStock

Publicado em 11/10/2018, às 14h04 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


No dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Menina. Essa data surgiu com a campanha “Por Ser Menina” que alertava sobre a realidade a qual muitas garotas são submetidas diariamente em todo o mundo. Segundo um levantamentos do Malala Fund,  fundação criada por Malala Yousafzai, cerca de 60 milhões de garotas não têm direito de ir à escola. Outra questão que organizações internacionais procuram alertar diz respeito o questões como estupro e assédio sexual. No Brasil, em 2014, a cada 11 minutos uma denúncia de estupro era feita.

Uma forma de mudar esse quadro de desigualdade é ensinar seus filhos meninos, desde o começo da vida, que as meninas não devem ser desrespeitadas nem injustiçadas. Seu filho será o futuro homem e é muito importante que eles cresçam em um ambiente de respeito mútuo e igualdade. Não é sobre ensinar meninas a se defender, mas sim a meninos como respeitar o sexo oposto. Veja algumas dicas de como ensinar seus filhos o que é igualdade entre meninas e meninos.

1. Fazer coisas “como uma garota” não é uma coisa ruim

Nunca diga ao seu filho que jogar, correr ou falar como uma menina é uma coisa ruim. Você pode motivá-lo a jogar “com mais força”, mas se você disser que ele faz algo como uma garota você também está dizendo a ele que as garotas não podem fazer o que os garotos fazem.

2. Além de se comunicar, seus meninos precisam ouvir

Meninos precisam aprender que os argumentos não são sobre estabelecer domínio ou conduzir a conversa. Os argumentos ajudam a criar consenso, fazem as pessoas aprenderem de outras perspectivas e ajudam todos a se tornarem uma equipe melhor. Além disso, aprender cedo que outras pessoas podem ter ideias melhores é uma ótima maneira de se tornar um líder melhor.

3. Dar apoio não significa “resolver o problema

Os homens gostam de se considerar “solucionadores de problemas”. As mulheres nem sempre precisam disso. Na maioria das vezes, elas estão simplesmente desabafando e são capazes de descobrir a melhor solução por conta própria. Elas só precisam que você escute, a menos que ela te peça ajuda.

4. Nunca a trate de forma diferente na frente dos seus amigos

Isso acontece muito, principalmente na idade dos jovens. O menino é um cavalheiro quando estão a sós, mas é só aparecer os amigos que isso muda completamente, tratando a menina como um objeto. Quando há pouco respeito pelas mulheres nesses círculos, isso reforça como elas são tratadas em geral, as deixando muito magoadas.

5. Nenhuma mulher será perfeita e você também não

Seus garotos verão mulheres perfeitas em videogames, programas de TV e filmes. Eles verão coisas que parecem ser da vida real, mas não são. Como pai, é seu dever ajudá-los a entender a diferença entre fantasia e realidade. Eles precisam saber que as mulheres em suas vidas nem sempre se parecerão ou agirão como os personagens que eles veem. Eles também devem entender que eles não são perfeitos.

Leia também:

6 livros infantis para ensinar a importância dos direitos humanos ao seu filho

6 programações da Netflix para sua filha acreditar que pode tudo!

Poder feminino até na hora de estudar: meninas são mais dedicadas que os meninos na escola


Palavras-chave

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"