Criança

Dia das Meninas chama atenção para a desigualdade de gêneros

Campanha "Por ser Menina" evidencia situações de discriminação e abuso vividas por elas desde a primeira infância

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Uma pesquisa, feita em 2013, com mais de 1.700 meninas de 6 a 14 anos nas cinco regiões do Brasil revelou um panorama alarmante. As informações denunciam uma gritante desigualdade de gênero, que prejudica o pleno desenvolvimento delas. Enquanto 76,8% lavam louça e 65,6% limpam a casa, apenas 12,5% dos seus irmãos homens lavam a louça e 11,4% dos seus irmãos homens limpam a casa.

Ainda segundo o levantamento, uma em cada cinco meninas conhece uma outra menina que já sofreu violência, e 13,7% das meninas de 6 a 14 anos trabalham ou já trabalharam.

dia-da-menina

Anúncio

FECHAR

Não é fácil ser menina. Quem nasce mulher, sabe bem disso. Em todo o mundo, em todas as culturas, milhões de meninas sofrem todos os tipos de discriminação, abusos e violências desde a primeira infância. E essa desigualdade de gênero atrasa, atrapalha e contribui para o aumento da pobreza contra elas. Por isso foi criado o “Dia Internacional da Menina”. O que representa essa data?

Na tentativa de mudar essa realidade, a organização internacional sem fins lucrativos Plan International lançou a campanha “Por Ser Menina” (“Because I’m a Girl”), que tem por objetivo evidenciar situações de violência e preconceito vividas por meninas ao redor do mundo, conscientizando sobre o empoderamento delas, particularmente, em países em desenvolvimento, através da educação. Além disso, a ação estimula o desenvolvimento de projetos e políticas públicas para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos.

No vídeo abaixo, Maria Fernanda, do projeto “Escola de Liderança Para Meninas”, conta como se sente ‘Por Ser Menina’.

Dentro desse cenário, a Plan International criou o “Dia Internacional da Menina”, proposto pelo Canadá na Assembleia Geral das Nações Unidas, que votou em 19 de dezembro de 2011 a resolução que adotou o dia 11 de outubro de 2012 como o ano inaugural da data. E em todo o mundo, o dia é celebrado com ações de conscientização.

São Paulo

A cidade abre hoje a mostra fotográfica “Por Ser Menina”, com imagens de diversos profissionais da América Latina que participaram do concurso fotográfico promovido pela Plan Internacional. A abertura da exposição será às 19 horas, na Matilha Cultural, na República.