Criança

Cuidado com as doenças de verão

iStock

Publicado em 19/12/2017, às 14h45 - Atualizado às 14h46 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Com o aumento da temperatura da estação mais quente do ano, nós acabamos nos descuidando e nos expondo mais. Seja com excesso de umidade, vento e comidas geladas, o importante no momento é se refrescar, mas é aí que o resfriado entra: orelha, garganta e nariz ficam mais sensíveis no verão e são mais sujeitos a contrair doenças típicas da estação. Por isso conversamos com Raquel Luzardo, fonoaudióloga, que explicou direitinho como ficar atento e os cuidados necessários para curtir o verão de forma saudável

Ouvido

Se a criança reclamar de dor de ouvido, pode ser que ela esteja com otite externa – um processo inflamatório do ouvido. Esse é o tipo de otite mais comum nos meses quentes de verão, devido aos banhos de mar e piscina. A otite externa é uma inflamação da pele que reveste as paredes do conduto auditivo (orifício visível da orelha até cerca de 2 centímetros mais para dentro). Uma das causas mais comuns para essa inflamação é o excesso de água ou umidade acumulada. Outra causa costuma ser o mal hábito de se introduzir instrumentos de qualquer tipo para limpeza dos ouvidos.

É hora de proteger

Quanto ao nariz

As gripes e resfriados ocorrem, especialmente pelo abuso do gelado e ventiladores ou ar condicionado. Nariz entupido podem acontecer, incomodando demais.

E, falando em sangramento, Raquel também falou como lidar quando o nariz começa a sangrar “A maioria das epistaxes (sangramento nasal) melhora espontaneamente. A indicação é que se comprima a narina por alguns minutos, sente-se de forma ereta sem abaixar e não levantar a cabeça. Como o tempo seco favorece a epistaxe, então, o ideal é que se tenha um umidificador de ar, bacia com água ou toalhas molhadas para umidificar o ambiente.”

A garganta

Também é muito importante tomar cuidado com o sol. Além das tradicionais queimaduras e insolações, também existe o risco de baixar a imunidade “Depende do tempo de exposição à luz do sol. Há evidências de que a longa exposição aos raios ultravioleta pode reduzir a atividade do sistema imunológico. Portanto, cuidado com o tempo e o horário de ficar ao sol e sempre com protetor solar”, completa a fonoaudióloga.

Leia também:

A melhor opção é vacinar seu filho, sempre! 

“Assim são meus dias: com a criança mais maravilhosa do mundo!”, conta Magali Rodrigues

Em caso de abandono de um dos pais, a indenização é um direito?


Palavras-chave

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho