Publicado em 17/09/2019, às 08h38 - Atualizado às 08h47 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Martine, uma mãe solteira de 40 anos e com dois filhos, tomou um susto quando viu a conta do cartão de crédito no final do mês. A mulher recebeu a fatura pelo correio e está com muito medo de não conseguir alimentar Leon, de oito anos, e Eddie, o irmão mais novo. O que aconteceu foi que o filho mais velho de Martine gastou em apenas três semanas, o equivalente à R$ 15 mil em jogos para Xbox como, por exemplo, Minecraft e Roblox.
Ela contou que uma vez deu o número do cartão de crédito para que o filho pudesse comprar um jogo de R$ 24, mas que era para ser uma ocasião única. “Eu não fazia ideia de que meus dados haviam sido salvos no sistema e Leon ainda estava usando meu cartão para comprar mais online”, contou Martine ao veículo britânico, Daily Mail. Em um único dia do mês de agosto, o menino fez uma compra de R$ 4,5 mil.
Dois dias depois, Leon fez mais sete compras, sendo uma delas no valor de R$ 1019. Martine contou que geralmente libera algo como R$ 150 por mês para que o menino compre seus itens pela Amazon, mas dessa vez ele acabou saindo do controle para poder jogar com os amigos. “Quando vi minha conta no cartão de crédito, fiquei louca. Eu disse a ele que iria vender o Xbox”, comentou. “Sou mãe solteira e já luto muito para colocar comida na mesa. Sempre sou muito cuidadosa com minhas finanças. Só não sei como vou pagar essa conta”.
Martine disse que teve que explicar aos filhos que esse ano não haveriam presentes de natal, pois Leon teria gasto todo o dinheiro. “Eu disse isso aos meninos, mas na verdade, não sei nem se poderei pagar o jantar de natal depois disso”. A mãe contou que o garoto ficou muito chateado depois que entendeu o que fez: “Ele entendeu que estava comprando algo, mas não entendeu as consequências financeiras. Mas agora eu expliquei a ele e ele percebeu o que fez”.
Um porta-voz da Microsoft disse ao MailOnline, que todo o dinheiro será reembolsado e explicou que no sistema há configurações que permitem que os pais impeçam os filhos de realizarem compras online. “Analisamos todos os relatórios e, nos casos em que nossa investigação confirma que as compras foram feitas por um menor sem a permissão dos pais, podemos decidir que um reembolso único é apropriado. Nesta ocasião, o cliente foi totalmente reembolsado”, concluiu.
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