Criança

Coronavírus: 39 países já fecharam todas as escolas do território para impedir doença

Getty Images
Getty Images

Publicado em 13/03/2020, às 13h24 - Atualizado em 20/03/2020, às 14h28 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


O novo coronavírus está afetando diretamente a vida escolar e a educação ao redor do mundo. Governos de 49 países já anunciaram o fechamento de instituições educacionais, tanto universidades, quanto colégios, para tentar conter a disseminação da doença.

Segundo um monitoramento feito pela UNESCO, atualizado nesta sexta-feira (13), 39 países encerraram as atividades de todas as escolas do território. Entre as nações que adotaram a medida, estão a China, a Itália – principais epicentros da COVID-19 – e dois países da América Latina: o Paraguai e o Equador. A medida deve impactar quase 422 milhões de crianças e jovens.

Os dados também mostram que 22 países fecharam escolas apenas em regiões específicas. Ou seja, nestes lugares algumas escolas estão inativas e outras continuam funcionando. Nesta categoria, estão países como Portugal, Espanha, Estados Unidos e Rússia. No Brasil, apenas o Distrito Federal fechou as escolas das redes públicas e privadas. No Rio de Janeiro, as escolas da rede municipal terão suas aulas suspensas por uma semana.

(Foto: Getty Images)

No estado de São Paulo, onde foram contabilizados mais casos da doença, somente algumas instituições particulares fecharam as portas temporariamente. Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (12), o governador João Dória disse que não há razão para pânico.

Nesta sexta-feira (13), o Ministério da Saúde divulgou uma série de recomendaçõese possíveis mudanças por conta do momento de pandemia. Entre elas, está a possível antecipação das fériasescolares. O informativo afirmou que de acordo com a situação atual, mesmo que o vírusnão seja um grande fator de risco para criançase que algumas delas tendem a ser assintomáticas, foi recomendado ferias antecipadas para as instituições de ensino, tanto da rede publica quanto privada.

Na quarta-feira (11), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou que “se a situação se complicar, as escolas podem ser fechadas”. O político disse que a medida não será tomada por enquanto e acrescentou que a maior preocupação é com os cuidadores das crianças. Isso porque, sem aula, muitas crianças ficariam na casa dos avós ou parentes mais velhos, enquanto os pais estão trabalho — essa atitude pode colocar os idosos ainda mais em risco para o COVID-19.


Palavras-chave
coronavírus

Leia também

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"