Criança

Cinco coisas que professores da educação infantil não vão te dizer

Nem tudo eles podem compartilhar, mas alguns contaram (em segredo!) o que eles gostariam que os pais soubessem.

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

5-coisas-professores-pre-escola-nao-vao-te-dizer 

Você já imaginou o que as professoras do seu filho não te falam? Não significa que ela está escondendo grandes segredos, mas talvez algumas questões elas não se sintam confortáveis em dizer. Seja por causa das políticas da escola ou porque não querem ofender você. Conversamos com vários professores da pré-escola sobre o que eles gostariam de dizer aos pais, e aqui está o disseram.

“Ensine seu filho a se limpar.”

Anúncio

FECHAR

As crianças podem começar a se limpar desde cedo, e isso ajuda com que desenvolvam bons hábitos de organização e encoraja a independência. Todas as professoras pré-escolares esperam que você ensine aos seus filhos esta importante habilidade.

“Se limpar é uma habilidade e um hábito, e estas coisas precisam ser ensinadas”, diz Jarrod Green, uma professora e consultora de desenvolvimento da criança na Philadelphia. “Pense nas lições individuais envolvendo limpeza e veja se o seu filho já sabe. Por exemplo, seu filho sabe onde os brinquedos ficam? Ele sabe o porquê é importante colocar no lugar? Ele sabe como carregar os brinquedos grandes? Ele sabe como colocar os bonecos pequenos numa caixa? Ele sabe classificar bem os brinquedos?”, explica Green.

Se a resposta para alguma dessas perguntas foi não, pense em jeitos divertidos para ensinar. Se classificar os brinquedos é um desafio para o seu filho, desenvolva isso de uma maneira especial e peça: você pode me ajudar a descobrir como separar os brinquedos? Ou então diga: Eu não me lembro onde nós guardamos os dinossauros e os carros, me ajuda! Quando a criança aprender a se limpar, faça que isto seja parte da rotina diária. A professora vai agradecer.

“Guarde o celular!”

Esconda o seu celular quando for levar e buscar a criança na escola. É importante dar atenção para o seu filho o tempo todo neste tempo de transição. Se você está no meio de uma conversar no celular você perde a oportunidade de se despedir. E mais, a professora talvez queira falar com você por um instante e se você estiver ocupada no telefone você provavelmente vai perder alguma informação válida sobre o seu filho.

“Chega de botões e cadarços!”

Quando um professor deve seguir um cronograma, tempo vale ouro. Com apenas um ou dois professores na sala de aula, amarrar tênis, lidar com prendedores e botões o tempo todo consome muito o tempo. Este é o porquê tanto professores preferem que você mande o filho para a escola com calças de elástico ou roupas fáceis de abrir e fechar, como tênis com velcro ou um casaco sem ser de zíper. Guarde as roupas com botões complicados e zíper para usar em casa ou nos finais de semana. As crianças podem praticar coordenação motora fina fora da escola.

“Vá com calma com os palavrões”

As professoras escutam muitos palavrões dos alunos da pré-escola. “Os pais ficam horrorizados quando descobrem que os filhos aprenderam xingamentos na pré-escola. Mas xingar e falar palavrões sempre reforça o divertimento dos pais. E uma vez que um tipo de comportamento é aprendido, e isto normalmente leva pouco tempo, reforçar de vez em quando só vai manter o hábito cada vez mais forte”, segundo Jarrod Green. Explique para o seu filho porque palavrões e xingamentos são inapropriados e que isto não faz parte das boas maneiras. “As boas maneiras são ensinadas ajudando a modelar e reforçar o bom comportamento”, diz Green. Lembre que a linguagem que seu filho usa é uma reflexão da sua. Então, se ele xingar explique que essas palavras são inaceitáveis e, o mais importante, cuidado com o que fala!

“Você pode ir embora, por favor?”

É importante ir embora rápido depois de deixar o filho na escola. Se a criança fica irritada quando você vai embora, demorar mais só vai piorar a situação. E ter alguém chorando distrai o resto da classe, segundo Marnie Trapp, diretora da Lady Bird Academy na Flórida. É normal que crianças de todas as idades fiquem angustiadas quando deixadas sozinhas na escola sem nenhum familiar por perto. Mas a forma como os pais lidam com as reações da criança vai influenciar como o filho vai lidar com novas situações agora e no futuro.

“O jeito certo de deixar o seu filho na escola é chegar cinco minutos antes do horário de entrada”, diz Grace Galler, diretora de uma pré-escola em Weston, na Flórida, com 25 anos de experiência. “Isto vai te dar tempo para ajudar o seu filho a arrumar suas coisas e ficar pronto para a aula. Quando a criança já estiver sentada, então é hora de se despedir mesmo que você saiba que ele vai chorar. Mas ir embora sem falar tchau vai deixá-lo inseguro. E se ele chorar, diga que você vai voltar logo e que o ama.” Em uma semana ou duas, quando a criança confiar mais na professora e estiver certa de que você vai voltar no fim do dia, o choro logo vai parar.