Criança

Cárie não tem idade

Se o dente de leite não for higienizado direitinho pode haver a disseminação de bactérias e prejudicar a dentição permanente

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

O dente do seu filho começou a nascer e logo na primeira consulta com o dentista você já ouve falar em cárie. A novidade pode fazer com que muitas mães caiam para trás, mas é verdade. Dente de leite também pode ter cárie e se não for cuidado corretamente pode prejudicar a formação da arcada permanente.

Muitos problemas ocorrem porque os pais não limpam o dentinho do bebê depois da amamentação. De acordo com o cirurgião-dentista da Universidade de São Paulo Pedro Benatti, filho de Luiz Octávio e Aparecida, o leite deixa o pH da boca mais ácido e isso facilita o aparecimento de cáries. Por isso, deve ser escovado logo que o bebê terminar de mamar. Algumas crianças têm o esmalte mais fraco, isso também pode facilitar o surgimento da bactéria responsável pela cárie.

Anúncio

FECHAR

As cáries em bebês são semelhantes a manchas esbranquiçadas opacas. Pode haver também manchas mais escuras, em casos mais graves. “Se a cárie não for tratada, pode ser necessário retirar o dente ou fazer um tratamento de canal. Além disso, em alguns casos, a bactéria atravessa todo o tecido e chega ao dente permanente. Isso pode fazer com que o dente nasça cariado”, alerta Benatti.


 

Pais&Filhos TV