Criança

Brincadeiras de férias

Se você está na praia e cai aquela chuva, ou a viagem de férias furou... Damos dicas de brincadeiras para fazer em casa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Se não deu pra viajar – ou se aconteceram imprevistos como chuva que não deixa você e sua família saírem da casa de praia – a educadora física, especialista em Recreação, Cibele Freitas, filha de Daniel e Maria do Carmo, dá  dicas de brincadeiras divertidas para fazer. Segundo ela, o ideal para a escolha dos jogos é definir o local a ser realizado, o número de participantes, o material necessário para a execução e, principalmente a faixa etária das crianças, para que não percam a magia e a imaginação!

Dica: Chame primos, amigos do prédio, da rua, avós etc. Assim, a animação será garantida, e um poderá aprender com o outro. Brincadeiras são uma ótima oportunidade de manter a cultura e as brincadeiras folclóricas. 

Jogos para área interna ou pequeno espaço:

Anúncio

FECHAR

JOGO DA MIMICA:

Nº participantes: mínimo 2
Material: a escolha, ou nenhum
Como jogar: cada participante ou equipe escolhe um filme, personagem, animal para imitar pelas mímicas, expressões corporais. O outro time ou participante deverá observar as mímicas e adivinhar.
Regras: não pode falar nada. Marca ponto se acertar a mímica realizada.
Variação: pode colocar tempo par o outro time responder. Pode dar dicas se estiver difícil ou se o ator não estiver tendo um bom desempenho.

QUAL É A MUSICA?

Nº participantes: 2 ou mais
Material: aparelho de som, musicas.
Como jogar: 1ª fase: Colocam-se as musicas escolhidas para tocar um trecho, apos um tempo pausa a musica e escolha uma das perguntas, ao outro. Qual o nome da musica? Qual o nome da banda? Qual o nome do canto (a)? Qual o nome da dupla?
2ª fase: continue a canção… A música estará tocando, quando pausar os participantes deverá cantar um trecho.
3ª fase: um participante, no caso o líder da vez, escolhe uma palavra e os times deverão cantar musicas que contem a palavra.

TINTA NA CARA OU TORTA NA CARA

Nº de participantes: 2 ou mais
Material: tinta ou torta de chantilly, perguntas
Como jogar: será sorteado que iniciara com as perguntas, o mesmo faz a pergunta aos outros participantes, se acertar ponto para quem respondeu corretamente, se não, tinta no rosto ou torta na cara. Haverá sempre o rodízio de quem fará perguntas.

A HORA DO CONTO

N º participantes: 2 ou mais
Material: nenhum – ou livro, fantasias
Cada pessoa escolherá uma historia para contar, pode ser real ou inventada, usando ou não as fantasias.