Criança

Benefícios do programa nacional “Criança Feliz” são reconhecidos por outros países

Mauro Vieira/MDS

Publicado em 30/04/2018, às 10h09 - Atualizado em 02/07/2018, às 16h42 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


“Criança Feliz” é um projeto idealizado pelo ex-ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra. A iniciativa tem dado muito certo no Brasil, já são mais de 2 mil municípios brasileiros colhendo os benefícios. Funciona assim: o programa acompanha gestantes e crianças, até três anos de idade, beneficiárias do Bolsa Família e também aquelas que recebem o benefício de Prestação Continuada (BPC) até os seis anos de idade. As pessoas que vão visitar esses grupos familiares orientam os responsáveis, na casa mesmo, a como estimularem as crianças a crescer e se desenvolver de maneira saudável em todas as áreas da vida.

“A capacidade de dar e receber afeto se organiza até os 18 meses de idade”, explica Osmar. Por isso é tão importante o acompanhamento dos responsáveis, aqueles que têm vínculo afetivo com a criança, durante a primeira infância. É justamente este o objetivo do projeto, ajudar famílias com condições financeiras menores a ter os mesmos direitos de desenvolvimento familiar que o resto da população.

Segundo ex-ministro, a formação da memória cognitiva ocorre nos primeiros mil dias de vida do seu filho. Ele precisa da maior quantidade possível de informações para se desenvolver plenamente. “Quando a mãe entra em um processo de depressão pós-parto, por exemplo, o quanto antes isto é diagnosticado, melhor! O visitante pode informar aos profissionais as necessidades daquela mãe”, exemplifica Osmar.

São 73 mil pessoas acompanhadas semanalmente em 940 cidades. Para o Ministério do Desenvolvimento investir na primeira infância é pensar no futuro. Essas crianças vão crescer e se tornar adultos melhores. São frutos para colher a longo prazo.

Recentemente o jornal britânico Financial Times reconheceu a importância projeto. “O Brasil está trabalhando duro para incentivar o desenvolvimento das crianças na primeira infância. Pela primeira vez, estão lutando pelo direito à educação para crianças a partir dos três anos de idade”, escreveu o jornal. Agora quem assume o cargo de Ministro do Desenvolvimento Social é o médico Alberto Beltrame, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que terá a responsabilidade de tocar o programa e continuar lutando pelo desenvolvimento das crianças brasileiras na primeira infância.

O portal americano Quartz também registrou. “Osmar Terra é um homem alto, com uma voz profunda e uma risada fácil, que disfarça a escala de sua ambição de transformar a sociedade brasileira. Representante federal há quase duas décadas, ele é a força motriz por trás do maior experimento do mundo para provar que ensinar pais a amar e nutrir seus bebês influenciará drasticamente o tipo de adultos que eles se tornarão e dará ao Brasil sua melhor chance de mudar a trajetória atual de violência, desigualdade e pobreza”, escreveu o site.

Leia também:

Conheça 30 pequenas coisas que deixam as crianças felizes

9 segredos para criar uma criança mais feliz e confiante

Diga a coisa certa: 4 frases para criar crianças felizes


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Desenvolvimento Criança

Leia também

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Dia das Mães

Dia das Mães: 38 frases e mensagens para escrever cartões e legendas para as redes sociais

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes

Família

Filhas de Marcos Mion e Ticiane Pinheiro surgem juntas em jantar de luxo e chamam atenção

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho