Criança

Diga a coisa certa: 4 frases para criar crianças felizes

Essas frases são basicamente o que você precisa ter à mão para que seu filho cresça independente e feliz

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

8-frases

Quem não se lembra de expressões usadas pelos pais quando éramos crianças?! Muitas delas a gente ficava sem entender, como “isso dói mais em mim do que em você”, “quando eu não estiver mais aqui você vai lembrar disso”, ou até “é o melhor para você”. Ao criar nossos filhos, é importante que nos lembremos disso e saibamos que precisamos usar palavras simples e frases que permitam que aceitemos os sentimentos das crianças, sem deixarmos de ensinar.

Mas também não se diminuia. Inserir qualificadores como “tudo bem?” ao final de cada frase dá a oportunidade para que a criança diga não. O seu filho vai usar o poder de veto sempre que puder – e vai ser mais difícil se você não estiver completamente comprometido com o que está dizendo. Com isso em mente, selecionamos as melhores frases que todas as mães deveriam repetir conosco – e depois para seus filhos.

Anúncio

FECHAR

 

  1. “Preciso pensar sobre isso”

As mães normalmente sofrem com o reflexo da resposta instantânea. Mas vomitar a primeira coisa que vem à cabeça, pode gerar arrependimento e frustração para você e seu filho. Dizer que você precisa pensar sobre o assunto te dá autoridade, tempo e também transmite a ideia de que as pessoas pensam sobre as coisas, a fim de analisar os prós e contras ante de responder. Se o seu filho sempre te ouvir dizendo que precisa pensar no assunto, ele provavelmente se sentirá confortável em dizer isso a outras pessoas. Isso significa que o seu filho estará mais preparado para refletir antes de agir quando não estiver perto de você.

 

  1. “Como isso faz você se sentir?”

Atualmente existe muito debate sobre o fato de os pais glorificarem demais seus filhos. Desde a hora de amarrar os sapatos até comer tudo o que tem no prato, só elogios e parabenizações. Em vez desse entusiasmo exacerbado, pergunte “como isso faz você se sentir?” quando seu filho fizer algo que deve ser valorizado. As crianças sabem quando tentamos fazer com que eles digam o que queremos ouvir, entretanto, o bom dessa pergunta é que te dá um intervalo de ficar elogiando tudo o que acontece e encoraja seu filho a entender o que faz com que ele se sinta satisfeito.

 

  1. “Uau.”

Use isso quando seu filho vier com um problema ou quando ele fizer algo errado conscientemente. Simplesmente dizer “uau” fará com que ele saiba que você tomou consciência do que acabou de acontecer, mas não se compromete a dar uma resposta logo em sequência. Isso vai te dar um momento para colocar a situação em perspectiva e decidir como você vai lidar com ela. Bônus: você pode usar isso nos anos que virão, é só mudar a expressão para alguma que combine com os pré-adolescentes.

 

  1. “Vejamos se podemos encontrar algo bom nisso”

Um dia chuvoso. Uma obra de Lego derrubada, com todas as peças espalhadas pelo chão. Ou o horror dos horrores: uma festa do pijama cancelada. Todas essas são situações deprimentes para uma criança. O segredo para ajudar seu filho a lidar com o desapontamento é não se apressar em resgatá-lo da tristeza. Ao invés disso, você pode ajudá-lo a exercitar suas habilidades de enfrentamento e deixá-lo ficar chateado. É claro, não é fácil ouvir seu filho chorar e reclamar que nunca mais terá outra festa na vida. Mas depois que a choradeira parar, sente com ele e diga “vamos achar o lado bom”. Esteja preparada para ser retrucada; afinal, não é fácil achar o lado bom de não poder brincar e assistir filmes. Ajude-o a encontrar o lado bom e as alternativas para a situação. Agindo assim, você ajudará seu filho a adaptar-se e administrar uma situação com o que tem em mãos.