Criança

Aumenta número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção

Pesquisador associa resultado à conscientização sobre a doença

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

22/01/2013

O número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção (TDA/H) teve um aumento de 24% entre 2001 e 2010, afirma um estudo publicado pela revista ‘JAMA Pediatrics’. A pesquisa revela que o número de crianças norte-americanas com a desordem subiu de 2,5%, em 2001, para 3,1%, em 2010.

As taxas subiram mais entre as crianças que representavam as minorias, subindo quase 70% do total de crianças negras, e 60% entre jovens latino-americanos. Entre as meninas negras, as taxas de TDA/H aumentaram 90%. No entanto, as maiores taxas ainda estão entre crianças brancas, subindo de 4,7% para 5,6% durante o período analisado.

Anúncio

FECHAR

Medicamentos de déficit de atenção para melhorar notas

O fator determinante desse aumento pode ser a conscientização da existência do TDA/H entre pais, professores e pediatras, afirma o autor do estudo Dr. Darios Getahun, cientista da Kaiser Permanente. Para as crianças que precisam de ajuda, isso é uma coisa boa, afirma o pesquisador.

“Quanto antes o diagnóstico for feito, mais cedo nós poderemos iniciar um tratamento que trará um retorno melhor para a criança”, afirma. A reportagem é da revista Parents.

Pais&Filhos TV