Criança

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia é favorável a vacinação de crianças contra a covid-19

A ASBAI apresentou os motivos do posicionamento - Getty Images
Getty Images

Publicado em 04/01/2022, às 09h20 por Redação Pais&Filhos


A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) se posicionou em favor da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Para isso, publicou em seu site oficial um edital de 7 páginas com os motivos do posicionamento, na última segunda-feira, 3 de janeiro.

A imunização desta faixa etária foi autorizada pela Anvisa no dia 16 de dezembro de 2021. No dia, Luiz Vicente Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia,  apresentou o parecer oficial sobre a aplicação da vacina: “O nosso parecer é favorável a incorporação da vacina da Pfizer para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos”.

Gustavo Mendes, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da GGMED, apresentou a linha do tempo do estudo da Anvisa, que foi desde a submissão do pedido até a conclusão do resultado, divulgado às 10h30 da manhã. “A vacina tem um desempenho importante na geração de anticorpos nessa população”, afirmou o especialista. Ainda de acordo com ele, a Pfizer tem um desempenho satisfatório para a variante Delta.

Diante desta realidade, a ASBAI acredita que a vacinação de crianças com estas idade trará muitos benefícios para a diminuição de infecções e casos graves de covid-19 nesta faixa etária.

A ASBAI apresentou os motivos do posicionamento
A ASBAI apresentou os motivos do posicionamento (Foto: Getty Images)

“Embora a porcentagem de doença grave entre os casos pediátricos seja pequena, se o número de infecções nesta faixa etária aumentar, aumentará proporcionalmente o número de crianças que ficarão gravemente doentes. Dados de estudos em adolescentes sugerem que a vacinação com BNT162b2 (Comirnaty/Pfizer) para crianças de 5 a 11 anos de idade provavelmente evitará a maioria das hospitalizações e mortes. Embora os estudos pediátricos não tenham avaliado se as vacinas reduzirão a transmissão de SARS-CoV-2, dados de estudos em adultos vacinados sugerem que as crianças vacinadas têm probabilidade de transmitir quantidades menores do vírus por menos tempo”.

Além disso, a ASBAI cita um posicionamento realizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do
Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) em agosto de 2020 – que aponta questões relevantes para o enfrentamento da covid-19 e, consequentemente, a saúde de crianças e adolescentes no Brasil.

Nele, são evidenciados sintomas que podem agravar o quadro de infectados de 5 a 11 anos de idade. Por exemplo, até aquele momento, crianças de diversos países da Europa e da América do Norte mostraram “uma nova apresentação clínica associada à covid-19, caracterizada por um quadro inflamatório tardio e grave”.

Este quadro se caracteriza, em termos práticos, por febreinsistente; dor abdominal, náuseas e até vômitos; conjuntivites; inflamações na pele e problemas cardiovasculares. Por causa disso, para a ASBAI, a vacinação desta faixa etária é essencial.

A ASBAI acredita que crianças devem ser imunizadas contra a covid-19
A ASBAI acredita que crianças devem ser imunizadas contra a covid-19 (Foto: Getty Images)

A ASBAI mostrou, em seu edital, que crianças de 5 a 11 anos vacinadas em período de teste não mostraram efeitos graves. Isso porque, dentre os 1580 imunizados e os 750 que receberam placebo, não foi observado nenhum evento grave atribuído a vacina. Além disso, foi notada uma incidência de 1,58 casos graves em 100 mil crianças vacinadas nos Estados Unidos.

“Diante de todos os dados apresentados, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) se manifesta totalmente favorável à imunização contra a covid-19 em indivíduos entre 5 e 11 anos, para a proteção não somente deste grupo, mas também de seus conviventes. A vacinação de crianças, demonstrada sua eficácia e segurança é fundamental para o controle da circulação do vírus e proteção de indivíduos cuja resposta vacinal pode não ocorrer de modo eficiente, como os imunocomprometidos.

Portanto, a ASBAI considera que uma consulta pública não cabe, uma vez que a indicação de imunização de pessoas entre 5 e 11 anos não deve ser uma questão de opinião, mas sim uma estratégia de saúde pública fundamental para o controle da pandemia que nos assola desde março de 2020 com todas as suas graves consequências econômicas, sociais, emocionais e efeitos na saúde individual e coletiva”.


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura