Criança

As 9 super comidas mais nutritivas para as crianças

superalimentos

Publicado em 18/08/2015, às 16h11 - Atualizado em 13/07/2023, às 09h19 por Redação Pais&Filhos


A dieta das crianças pode ser um pouco imprevisível, para dizer o mínimo. Mas, adicionando alguns superalimentos, é possível maximizar a inclusão de vitaminas, minerais, fibras e gorduras saudáveis em cada lanche ou refeição dos seus filhos. Para te ajudar, listamos 10 alimentos muito nutritivos para você preparar receitas deliciosas.

superalimentos

Frutas vermelhas

São fontes de muitos nutrientes e geralmente são fáceis de encontrar. Repletas de vitaminas e antioxidantes, também ajudam a atender a necessidade diária de fibras. Caso não esteja na época das frutas, tente usar a versão congelada nas receitas.

Peixes e frutos do mar

Excelentes fontes de DHA, um ácido graxo ômega 3 benéfico para o desenvolvimento do cérebro. Se seu filho não é louco por salmão, talvez goste das variedades enlatadas, como atum. Usar os peixes em saladas de macarrão também são uma boa pedida.

Sementes

Sementes de girassol e de chia, por exemplo, ajudam a suprir a necessidade de ingestão de gorduras boas, magnésio, proteínas e fibras. Elas podem ser usadas na hora do lanche, em sopas e saladas, cozidas ou em vitaminas.

Folhas verdes

Todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios nutricionais das verduras. Elas são ricas em ferro, cálcio, fibras, vitamina C, ômega 3 e ácido fólico. Mas como você pode ajudar seu filho a gostar de espinafre, repolho e couve? A resposta é: Comece cedo e não desista! Uma pesquisa recente mostrou que bebês que são introduzidos a vegetais logo no início são mais propensos a  comer verduras, mesmo que desconhecidas, mais tarde. Seja paciente. Algumas crianças precisam ver os alimentos uma dezena de vezes antes de querer experimentá-los.

Vegetais e frutas laranjas

A boa notícia sobre as comidas laranjas é que mesmo que seu filho não goste de abóbora, batata doce, ou cenouras, frutas doces, como manga e caqui podem fornecer o mesmo teor de vitaminas A e C, potássio e licopeno. Mas não jogue fora os legumes laranjas sempre que seu filho torcer o nariz para eles. Experimente prepará-los de diferentes maneiras para ajudar seus filhos a aprender a gostar deles.

Grãos integrais

Dos mais tradicionais, como arroz integral e massas de trigo integral, até os mais exóticos, como quinoa, trigo mourisco, e amaranto, grãos integrais estão em alta. E não é nenhuma surpresa,já que eles reduzem o risco de doença crônica no futuro e melhoram a nutrição agora. Se os seus filhos não estão acostumados com o sabor e a textura, comece a adicioná-los ao cardápio aos poucos. Uma dica: Você pode cozinhar os grãos integrais em grandes lotes e armazená-los no freezer.

Frutas com muita água

Para ajudar seu filho a se hidratar, aproveite as frutas como melancia, melão e laranja. Além de hidratação, seu filho vai ter uma boa dose de fibras, vitaminas e minerais. Se ele não é um fã da textura de frutas e vegetais crus, você pode usá-los em vitaminas ou congelá-los em picolés saudáveis.

Iogurte natural

É cheio de bactérias benéficas, proteínas e cálcio – bom para os filhos manterem seus pequenos corpos saudáveis. Não se sinta obrigado a comprar uma variedade de iogurtes com adição de açúcar ou polpa de frutas. Eles são muitas vezes mais caros e cheios de açúcar. Em casa, adicione um pouco de açúcar, mel ou geléia no iogurte natural para ajudar na transição para um sabor menos doce.

Aveia

Muitas vezes ela é esquecida no período da manhã, especialmente por causa dos cereais. Mas a aveia tem benefícios como dar energia e fornecer fibras, ferro e proteína. Fica ótima com frutas secas, frescas ou congeladas, mel ou açúcar mascavo.


Palavras-chave
Alimentação

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Reprodução: Instagram

Família

Viih Tube e Eliezer revelam nome de segundo filho com significado especial

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho