Criança

Arrumando a lancheira das crianças

Se você gosta de preparar o lanche do seu filho ou se precisa de ajuda com esse assunto, nós te ajudamos!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A hora de recreio é uma festa para as crianças de todas as idades. É o momento em que está liberado conversar com os amigos, brincar, encontrar os colegas de outras salas e principalmente é hora das crianças se alimentarem bem e reporem as energias que gastaram até então. Mas para muitos pais pode ser difícil fazer uma lancheira saudável, sem apelar apara extremismos.

O corpo das crianças depende de muito nutrientes para funcionar e cada nutriente tem seu papel no metabolismo, por isso, cabe a nós oferecermos uma alimentação equilibrada. Muitas vezes, na correria do dia a dia, nós preferimos dar aos nossos filhos dinheiro para eles comprarem alguma coisa na cantina da escola. Mas se você pode preparar o lanche dele em casa, dá uma olhada nos alimentos mais nutritivos que podem fazer parte do dia a dia do seu filho:

Vitamina A: contribui principalmente para o desenvolvimento celular e é encontrado em frutas alaranjadas, como as laranjas, e legumes, como a cenoura. Que tal mandar para seu filho um potinho com algumas daquelas mini-cenourinhas?

Anúncio

FECHAR

Vitamina C: importante para o sistema imunológico e ajuda também na absorção de ferro. Várias frutas são ricas nesse nutriente, como a banana, a maçã, o kiwi, a acerola… Se seu filho pode levar sucos naturais, essa é uma boa pedida.

Vitamina D: É muito necessária para absorção do cálcio, combinada com a ação do sol sobre a pele. Esse nutriente é mais difícil de ser encontrado, por isso o ideal é combiná-lo no almoço ou jantar da criança: ovos, peixes e cogumelos são ricos em vitamina D.

Cálcio: muito importante para os ossos e os dentes. Os derivados de leite como queijo e iogurtes são as melhores pedidas para o recreio.

Sugestão de lanches

Agora que você já conhece os alimentos fundamentais para a saúde do seu filho ficar 100% o dia todo, nós damos para você algumas dicas do que colocar na lancheira das crianças:

Frutas: todas elas são ótimas para o organismo, mas atenção! Elas perdem os nutrientes quando são cortadas, por isso mande-as inteiras. Uvas, morangos, maçãs e bananas são as mais indicadas.

Bebidas: Abuse dos sucos e prefira os naturais ou os de polpa. Compre uma garrafinha para seu filho levar na escola e nada de abusar dos achocolatados a semana toda.

Sanduíches: Pão integral, bisnaguinhas, torradas ou pão de forma podem ser recheados com requeijão, queijo branco ou muçarela, geleia, peito de peru ou presunto magro.  

Não é só com a alimentação que precisamos nos preocupar

  • Frios e derivados do leite devem ficar na parte mais alta da geladeira antes de irem para a lancheira.
  • As lancheiras devem ser térmicas, assim como as garrafinhas.
  • Embale os alimentos em papel filme e depois coloque em potes plásticos.