Criança

Alimentação x rendimento escolar: o que seu filho come impacta no aprendizado dele

A alimentação da criança tem grande influência no rendimento escolar dela - Getty Images
Getty Images
Piracanjuba

Publicado em 10/03/2023, às 12h42 - Atualizado às 13h32 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Se tem algo que não se pode duvidar, é o poder da alimentação na vida escolar das crianças! Desde a hora do intervalo, com os lanches escolares e a socialização dos alunos, até o que é consumido em casa. Além disso, entra a questão de que é na infância que a relação com a alimentação é moldada. Assim, quando se investe desde cedo em hábitos que são benéficos para a saúde, eles estarão enraizados na criança quando ela chegar na fase adulta.

A alimentação do seu filho é um grande fator em diversos aspectos da vida dele, e por isso é tão importante sempre garantir que, dentro da realidade da família, o melhor seja oferecido. Confira aqui como inserir uma boa alimentação na rotina do seu filho, garantindo a ele tudo o que for necessário para crescer bem e saudável!

Menina estudando
A alimentação da criança tem grande influência no rendimento escolar dela (Foto: Getty Images)

Alimentação x Escola

Assim como nos atentamos a tudo que usamos como combustível no carro, temos que nos atentar ao que consumimos e damos de exemplo para as crianças! Quando passamos a ter uma alimentação que prioriza os nutrientes, vitaminas e minerais que precisamos em nosso corpo, a relação que temos com o mundo ao nosso redor passa por uma mudança também!

Essa mudança não ocorre apenas com os adultos, mas com as crianças! Um dos principais benefícios para as crianças é que, uma alimentação rica é a porta de entrada para um melhor rendimento escolar e uma melhor concentração durante as aulas! O resultado a longo prazo pode ser visto em como o seu filho consegue prestar mais atenção no que está sendo passado pelo professor, discutido entre os colegas e atividades propostas.

É necessário ressaltar que o lanche escolar é importante para que a criança consiga continuar no nível de energia até a próxima refeição, como disse Lisiane Campos, Gerente de Marketing da Piracanjuba: “O lanche é uma ‘refeição intermediária’. Ele ajuda a manter o nível de energia e evitar a fome excessiva na próxima refeição. Um lanche nutritivo e equilibrado aumenta a disposição da criança para aproveitar o dia, uma vez que ficar um período longo sem se alimentar pode gerar dificuldade de concentração e irritabilidade, prejudicando o desenvolvimento das crianças”.

Sem sobrar e nem faltar

Você provavelmente já ouviu falar que tudo em excesso faz mal. Se atentar na quantidade de calorias que seu filho pode consumir é ideal para garantir uma boa alimentação. Por isso, é importante entender a necessidade do seu filho com o pediatra ou nutricionista.

Bebê comendo
As crianças menores podem ser auxiliadas pelos pais para montar a lancheira (Foto: Shutterstock)

Quando se trata do lanche escolar, uma forma de garantir que seu filho leve apenas o que consegue comer é incluí-lo na hora de montar a lancheira. Você pode ouvir mais sobre as preferências dele na hora de escolher os alimentos e ajudá-lo a guardar tudo da devida maneira para o intervalo da escola. Além disso, essa pode ser uma tarefa diária, em que as crianças mais novas contam com a ajuda dos pais, e enquanto crescem, vão ganhando mais e mais autonomia nesse momento.

Praticidade em qualquer lugar e hora

Com a rotina cada vez mais corrida, é difícil conseguir separar um tempo a mais para preparar o lanche escolar ou café da manhã na maior parte dos dias. Por isso, a Piracanjuba lançou o Piracanjuba Excellence, uma bebida pronta elaborada com o apoio de pediatras, que conta com 23 vitaminas e minerais que auxiliam na energia, defesa, crescimento e desenvolvimento adequado! A bebida também possui ômegas 3 e 6, fibras, proteína concentrada do soro do leite para atender as necessidades das crianças em idade pré-escolar. Para Lisiane Campos, um dos maiores benefícios do produto é a praticidade: “A nutrição do seu filho, pronta para consumir, em qualquer lugar e a qualquer momento! Pode levar na bolsa ou na lancheira, e pode ser oferecido na caixinha e no copinho”.

Piracanjuba Excellence
O Piracanjuba Excellence pode ser transferido para o copo de transição para as crianças menores! (Foto: Divulgação)

Saiba tudo o que rolou no encontro sobre “Vacinação de mãe para filho”


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”