Criança

Além dos livros: crianças aprendem muito mais na escola do que a grade curricular

As crianças também aprendem a conviver em sociedade no ambiente escolar - Getty Images
Getty Images
Espaço Ekoa

Publicado em 18/10/2022, às 11h39 por Publieditorial


Não existe uma forma única de aprender e de ensinar. Com as novas gerações chegando e o mundo mudando, se torna necessário procurar novas abordagens de ensino, que captem o interesse das crianças de forma mais significativa e façam mais sentido. Com isso em mente, o espaço ekoa construiu, a partir de um ambiente inclusivo e diversificado, um currículo inovador com proposta de formação integral em uma escola de tempo integral para crianças em idade do Ensino Fundamental.

Aprendendo de verdade

O espaço ekoa conta com um currículo diferenciado. Investe em abordagens metodológicas integradoras, que partem de situações reais que convidam à criança a agir e intervir na realidade, com questões/problemas que determinadas situações colocam. Como exemplo podemos destacar o Projeto de Jogos e Brincadeiras que a turma de 1º e 2º anos está desenvolvendo agora, no segundo semestre de 2022. As crianças irão organizar evento de jogos e brincadeiras para as turmas menores e suas famílias e, para realizá-lo, os/as alunos/as se deparam com problemas e são convidados/as a buscar maneiras de resolvê-los – O que precisam saber e fazer? Como? Quais instrumentos e caminhos percorrer? – Estes e outros questionamentos levam a construção de saberes e ações práticas que vão além das disciplinas segmentadas. No caso, aproximar-se da cultura popular por meio da pesquisa e da vivência prática de jogos e brincadeiras presentes no contexto comunitário; ampliar o repertório de jogos e brincadeiras; perceber que a cultura local é constituída por elementos provenientes de outras culturas; mobilizar saberes e construir novos conhecimentos para a realização de um evento público.

Essa maneira de ensinar e aprender caracteriza uma das formas de trabalho no Ensino Fundamental do espaço ekoa. Há, ainda, outras possiblidades, que visam preservar o sentido, evitar fragmentações e distribuir os conteúdos em função do tempo das aprendizagens, tornando as informações muito mais acessíveis para as crianças, e fazendo com que, mesmo que exista alguma dificuldade, determinado tema não se torne “assustador” em nenhum momento.

É importante ressaltar que essa abordagem só é possível por conta da presença de uma equipe especializada que é preparada para desenhar esse currículo. A diretora pedagógica do espaço ekoa, Ana Paula Yazbek, explica que vinte e sete renomados assessores, especialistas em Educação, há dois anos elaboram a matriz curricular do Ensino Fundamental.

Convivência baseada na pluralidade

Por mais que nos métodos tradicionais as crianças cheguem a conviver com outras de diferentes idades, é por um momento prévio, e logo voltam para os colegas da mesma faixa etária dentro da sala de aula. No espaço ekoa não. As crianças ficam em ciclos de turmas multietárias.  “Queremos que nossos alunos cresçam juntos e aprendam uns com os outros, ampliando a percepção de si e do mundo que os cerca, valorizando igualmente as distintas capacidades humanas”, comenta Ana Paula Yazbek.

Levando a pluralidade em consideração, o espaço ekoa é um ambiente diverso e inclusivo. A assessora pedagógica e especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças, Aderli Tringoni, explica o que o espaço ekoa entende por inclusão: “Para o espaço ekoa, inclusão é pertencimento, é entender que todas as pessoas que circulam por esse espaço, que transitam, toda sua comunidade, precisa se sentir pertencente a esse lugar”.

Menina estudando com papel e lápis
As crianças também aprendem a conviver em sociedade no ambiente escolar (Foto: Getty Images)

Ambiente acolhedor

O ambiente do espaço ekoa é uma das grandes marcas de identidade e motivos de orgulho da instituição. Ana Paula Yazbek falou um pouco sobre ele: “Nossas instalações trazem um universo de possibilidades e contato com a natureza, convidando as crianças para brincar e circular por diferentes ambientes. Integramos os espaços internos e externos, sem nos limitarmos ao espaço da sala de aula”.

As oficinas com especialistas

O espaço ekoa conta com oficinas que incentivam as múltiplas linguagens da infância. Uma delas é a oficina de Corpo em Movimento, que trata as práticas corporais de forma democrática e diversificada, promovendo a vivência, a ressignificação, o aprofundamento e a ampliação das experiências culturais das crianças. No ateliê de Linguagens Visuais os alunos podem entender melhor diversas materialidades e também se aprofundar nos conceitos de percepção, invenção e criatividade. Já na sessão de Artes do Corpo, as crianças exploram as áreas de atuação e expressividade corporal brincando. No Storytelling, as crianças entram em contato com a língua inglesa, ouvindo diversas histórias e participando de muitas brincadeiras!

crianças com brinquedos
Quando brincam juntas, crianças aprendem sobre respeito e trabalho em equipe (Foto: Getty Images)

O Coordenador das Oficinas, Marcos Mourão (Marcola) graduado em Educação Física na USP e pós-graduando em Neurociência, Educação e Desenvolvimento pela PUC-RS, contou sobre o propósito das oficinas: “No espaço ekoa, corpo, movimento, música, dança, expressão plástica, contação de histórias e teatro estão integrados ao currículo e não são tratados como “excentricidades” ou “complementaridades”, mas dialogam em igualdade de condições com todas as experiências de aprendizagens previstas na escola, pois proporcionam uma contribuição essencial, única, singular, para a formação dos sujeitos.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!

Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!


Leia também

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar tatua nome das filhas do jogador com Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Pai de menina de 7 anos que morreu dormindo faz desabafo: "Pedimos força"

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceram! Biah Rodrigues dá à luz os filhos gêmeos com Sorocaba

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafaella Justus usa roupa avaliada em quase R$ 30 mil em viagem com a família

Zezé Di Camargo e Wanessa Camargo - Reprodução: Instagram

Família

Wanessa Camargo reage a anúncio de que Zezé será pai pela quarta vez

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira falam sobre filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"