Criança

Além do vestir: o poder da moda inclusiva para todas as crianças

Se vestir bem é se vestir com o que você gosta - Divulgação
Divulgação
Alakazoo

Publicado em 07/10/2022, às 08h08 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Não existe nada mais único do que ter o seu próprio estilo. A personalidade de uma pessoa é algo construído desde cedo, ou seja, logo na infância! Dessa forma, é importante que as crianças tenham acesso a roupas que, além de possibilitar que elas brinquem de forma livre, também permitam o desenvolvimento da personalidade e identidade do seu filho. Afinal, é isso que fará a criança crescer sendo ela mesma.

A identidade e personalidade de uma criança é feita com base nos pensamentos, sentimentos e também comportamentos que ela tem durante a vida. Levando isso em consideração, quando se trata de personalidade, estilos e gostos, não há nada melhor que incentivar e “alimentar” eles com coisas que o seu filho já demonstrou interesse anteriormente. Aquela velha narrativa de que as crianças ainda não tem uma identidade ou opinião formada não poderia estar mais errada, já as tendências de personalidade aparecem desde cedo e até mesmo podem ser potencializadas.

Menina loira de olhos claros com pijama Alakazoo
Se vestir bem é se vestir com o que você gosta (Foto: Divulgação)

É importante lembrar que a criação de estilo e identidade são coisas que devem ser vivenciadas por todas as crianças! Pensando nisso, a Alakazoo criou uma linha chamada Moda para Todos, com pijamas que contam com apliques, texturas, estampas e também braile que criam uma roupa que pode ser usada e realmente aproveitada por qualquer criança. A acessibilidade e inclusão influenciam todas as crianças, e não apenas aquelas com deficiência. As estampas com braile na coleção de pijamas da marca fazem com que qualquer criança que usar, sentir e tocar aquela peça de roupa possa entender o motivo da existência dela e porque essa necessidade da inclusão é tão presente e importante nos dias de hoje.

Aliás, a marca vai além disso quando se trata de inclusão. Cerca de 30 mil crianças no Brasil sofrem com baixa visão e também uma significativa falta de livros para essa faixa etária que atendam essas necessidades. Com isso em mente, a Alakazoo criou o livro “Sonho de Zoo”, que além de estampar as roupas da coleção Moda Para Todos, foi ilustrado e impresso em braile e 5.000 exemplares foram doados para instituições. Fora isso, foi disponibilizada a versão do livro animado e com interpretação em libras, disponível em um vídeo no canal do YouTube na Alakazoo.

Coleção Moda para Todos da Alakazoo
A Alakazoo tem em mente a inclusão de todas as crianças (Foto: Divulgação)

Esse é o intuito da marca Alakazoo, que faz parte da Lunelli. Toda criança tem o direito de se expressar, criar uma identidade e ser quem ela é, sem nenhuma exceção. A linha Moda para Todos é feita justamente para todas as crianças terem a oportunidade de poder criar sua identidade e personalidade sem nenhum impedimento, criando adultos mais seguros de si.

É algo crucial lembrar que o ambiente é um fator extremamente importante para a criação de identidade. Esses livros em braile e disponíveis em libras são agentes que atuam não só para as crianças com deficiência, mas também para todas as outras. Com um ambiente igualitário, todas elas podem se divertir igualmente e crescer em um contexto em que seja discutido e apresentado o motivo dessa inclusão. Afinal, ninguém nasce com preconceito, se “adquire” esse preconceito no ambiente em que essa pessoa está inserida. Com isso em mente, quanto mais cedo se tem essa mentalidade da importância de fazer com que todos tenham a mesma experiência, mas fácil é quebrar essa barreira.

Crianças vestindo a coleção Alakazoo
A Alakazoo tem em mente uma moda que seja feita para todos (Foto: Divulgação)

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Raffa Justus vai dançar valsa com o padastro na sua festa de 15 anos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafaella Justus foge do modelo tradicional para a festa de 15 anos

Carlinhos Maia disse que quer ter o primeiro filho com o marido - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Carlinhos Maia fala sobre primeiro filho com o marido: “Estou com cabeça de grávida”

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O carro bateu na traseira do caminhão antes da tragédia acontecer - (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Família

Acidente entre carro e caminhão causa morte de pai, mãe e um bebê de três meses

Tainá Castro é ex do atual de Karoline Lima - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Éder Militão se casa longe dos holofotes com Tainá Castro, ex de Léo Pereira

Zezé Di Camargo e Wanessa Camargo - Reprodução: Instagram

Família

Wanessa Camargo reage a anúncio de que Zezé será pai pela quarta vez

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho