Criança

Acabou a folga: 5 dicas para ajudar o seu filho a voltar à rotina

A retomada dos horários deve ser feita aos poucos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Por Naiara Araújo, filha de Dione e Luiz Augusto

As férias estão no fim, e a volta à correria do dia a dia pode ser estressante se você não começar a se reorganizar agora. A retomada gradual das atividades associadas à escola ajuda o corpo voltar à rotina, diminuindo o impacto da mudança. Siga nossas dicas para evitar esse problema.
 
 
Prepare os menores: Se seu filho entrou na escola este ano, a volta às aulas pode dar um pouco mais de trabalho caso você não o avise do que vai acontecer. Usando uma cartolina, faça um calendário mostrando quantos dias faltam para retomar a escola. Ele pode pintar um quadradinho a cada dia, junto com você.
 
Sono: Comece a colocar as crianças para dormir mais cedo e faça com que elas acordem mais próximo do horário da aula, para que o corpo vá se adaptando aos poucos. Quanto menor a criança, mais importante essa retomada, para minimizar choros e birras.
 
Alimentação: Retome os horários normais das refeições. Leve seu filho ao supermercado e deixe-o ajudar a escolher o que vai na lancheira na primeira semana de aula. Assim ele vai se acostumando ainda mais com a ideia de voltar à escola. 
 
Material escolar: É importante conferir se todos os materiais pedidos pela escola estão conservados. Cheque lápis de cor, tesoura, cola, apontador, borracha e o estado da lancheira e da mochila para não ser pego de surpresa na véspera. Peça que o filho o ajude a deixar o material da volta às aulas pronto e arrumado.
 
Uniforme: Veja se o uniforme escolar do seu filho está em bom estado para encarar a rotina até o final do ano. Experimente camisetas, calças, shorts, moletons, casacos e meias. As crianças crescem rápido e você pode ter surpresas. Confira se os tênis estão em bom estado e se ainda servem.
 
Consultoria: Fernando Elias José é psicólogo,e mestre em Cognição Humana pela PUC-RS.

Pais&Filhos TV