Criança

Dia das Crianças: 9 brincadeiras antigas para fazer com o seu filho dentro e fora de casa

Brincar é um direito do seu filho e faz toda a diferença no desenvolvimento dele! - Getty Images
Getty Images

Publicado em 04/10/2023, às 07h40 - Atualizado às 09h34 por Marcela Guimarães, filha de Rita de Cássia e Sérgio


Criança tem que brincar. E muito! Este, além de ser um direito dela – previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente –, é o principal meio que faz com que a criança se desenvolva e aprenda diversas coisas em sua infância. Com ou sem brinquedo, a brincadeira é essencial para o seu filho e deve fazer parte da rotina dele. Estimular isso é papel dos pais e responsáveis.

Quando falamos em brincadeiras, somos levados diretamente para as que fazíamos com os amigos e familiares durante a nossa própria infância. Algumas delas fazem parte da rotina divertida de várias crianças até hoje, sendo estas as brincadeiras folclóricas, ou seja, as que são passadas de geração em geração e são conhecidas em várias regiões do país. Elas podem sofrer algumas alterações e ter nomes diferentes dependendo do lugar, mas sempre possuindo o mesmo objetivo.

Brincar é um direito do seu filho e faz toda a diferença no desenvolvimento dele!
Brincar é um direito do seu filho e faz toda a diferença no desenvolvimento dele! (Foto: Getty Images)

Com uma, duas, três ou muitas crianças em casa, brincadeira nunca é demais! Para te ajudar a distrair seu filho (e até mesmo os amigos dele ou os primos), preparamos uma lista de brincadeiras antigas – e que com certeza fizeram parte da sua infância – para deixar o feriado ainda mais divertido dentro ou fora de casa!

  • Amarelinha
  • Passa anel
  • Esconde-esconde
  • Batata-quente
  • Cabo de guerra
  • Cinco Marias
  • Dança das cadeiras
  • Forca
  • Gato mia

Amarelinha

No chão, desenhe a amarelinha com giz (ou até mesmo uma pedra) com 10 quadrados que levam até a casa céu. Distribua uma pedrinha para cada jogador e decida a ordem de cada um deles. O primeiro deve jogar a pedrinha no número 1 e pular (sem encostar nesta casa) até o céu. É permitido apenas um pé em cada casa. Nas que forem duplas, a criança pode apoiar os dois pés no chão. Quando chegar ao objetivo, a criança deve voltar pulando e pegar a pedrinha quando chegar na casa 2. O mesmo jogador joga a pedrinha na casa dois e assim sucessivamente.

Passa anel

Faça uma fila com as crianças lado a lado e escolha um jogador para ser a pessoa que segura o anel. Todos devem ficar com a mão em concha, esperando pelo jogador que vai passar de mão em mão até escolher um participante e deixar o anel cair discretamente. Depois, deve-se escolher uma das crianças para tentar adivinhar com quem está o objeto.

Esconde-esconde

Em dupla, trio ou grupo, escolha uma criança para ser a pessoa que irá à procura. Ela deve tapar os olhos e contar até 10 enquanto os outros participantes se escondem. Depois disso, o jogador que contou deve procurar os que estão escondidos. Ganha quem conseguir sair do esconderijo e bater no ponto onde o contador estava.

Batata-quente

Com uma bola em mãos, as crianças devem estar dispostas em um círculo. Elas podem estar de pé ou sentadas, tanto faz. Uma delas deve estar fora da roda e com os olhos tampados. Ela deve cantar: “Batata quente, quente, quente, quente…” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola. Quando ela disser “Queimou!”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.

Brincar de amarelinha traz vários benefícios para o desenvolvimento do seu filho
Brincar de amarelinha traz vários benefícios para o desenvolvimento do seu filho (Foto: Reprodução / Pinterest)

Cabo de guerra

Você vai precisar de um número par de crianças e de uma corda forte. Separe dois grupos, um para cada ponta da corda, que devem fazer força e puxar a corda para o próprio lado – eles precisam estar separados por um traço no chão, a qual delimita até onde eles podem ir. Ganha a equipe que puxar a outra para além do traço.

Cinco Marias

Pegue cinco saquinhos de tecido e encha-os com areia ou arroz. Jogue as cinco Marias no chão. Escolha uma, jogue para cima e pegue outra do chão a tempo de pegar a primeira antes de cair. Na próxima rodada, jogue um saquinho para cima enquanto pega dois no chão e volta a recolher a primeira antes de cair e assim sucessivamente.

Dança das cadeiras

Para a brincadeira, pegue cadeiras e coloque-as em círculo. O número destas deve ter um a menos do que de crianças brincando. Coloque uma música animada e deixe os participantes andando na frente delas. Quando a música acabar, os jogadores precisam se sentar. Quem ficar em pé é eliminado e, em seguida, outra cadeira é eliminada na roda. Ganha quem conseguir se sentar na última cadeira.

Brincar faz parte dos direitos das crianças e deve ser levado (muito) à sério na infância (Foto: Getty Images)

Forca

Em uma lousa ou papel, desenhe a estrutura da forca e escolha uma palavra. A outra criança que está jogando precisa acertar as letras e, para cada erro, uma parte do corpo é desenhada na forca. Ela precisa descobrir qual foi a palavra escolhida antes do outro jogador desenhar uma pessoa inteira na estrutura.

Gato mia

A brincadeira, além de estimular e desenvolver o sentimento de confiança da criança nos amigos, trabalha com audição e percepção do espaço. Todos os participantes, que são os gatos, devem se esconder. Quando a pessoa que estiver procurando exclamar a frase “Gato mia”, os ‘gatos’ devem miar para que sejam procurados. Quem for encontrado troca de lugar com o outro jogador e passa a buscar pelos amigos escondidos.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho