Criança

6 truques para ensinar uma criança nervosa a se acalmar

Ajude seu filho a contornar a raiva com conversas e objetos (iStock)

Publicado em 31/10/2018, às 11h28 - Atualizado em 10/12/2019, às 08h51 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Crianças nervosas podem prejudicar o relacionamento com os pais, além de influenciar nas amizades e no comportamento fora de casa. O site PopSugar compilou algumas dicas incríveis para você ensinar seu filho a como restaurar a calma, antes ou depois de um surto de raiva.

Contar até se acalmar

É realmente difícil não deixar que a raiva tome conta da gente em algumas situações e com as crianças não é diferente. Uma técnica muito legal é ensinar seu filho a fazer uma contagem regressiva quando está muito nervoso, dando tempo para ele se acalmar antes de fazer uma escolha ruim. É uma técnica simples e fácil de lembrar.

Seu filho pode estar nervoso por tristeza (Foto Divulgação)

Peça um abraço

Ensine para o seu filho que, quando ele estiver ficando muito nervoso, não há problema em pedir um abraço. Muitas vezes a raiva aparece com um pedaço de tristeza, então um abraço pode fazer com que ele se sinta melhor. As vezes chorar é muito melhor que ficar nervoso, livrando seu filho de tudo aquilo que ele estava tentando lidar sozinho.

Ler um livro pode ajuda-lo a se acalmar (iStock)

Faça uma atividade mais calma

Quando seu filho está tendo um ataque de raiva, jogando as coisas em você, te batendo, não adianta nada tentar disciplina-lo nesse momento. O melhor a se fazer é levar seu filho para fazer uma atividade mais calma, como ler um livro ou quebra-cabeça. Incentive-o a procurar essas atividades antes de ficar nervoso, pois elas podem ajudar a evitar que a raiva tome conta do seu filho.

Cante uma música com seu filho (Foto: iStock)

Cante uma música

Quando seu filho estiver muito nervoso, incentive-o a cantar uma canção ou assobiar uma música. É difícil ficar chateado se você estiver cantando “Brilha brilha, estrelinha”.

Bolinhas de stress podem ajudar seus filhos (Foto: iStock)

Aperte algum objeto

A raiva pode fazer com que você queira esmagar alguma coisa. Então, dê ao seu filho uma boneca ou uma bola de stress para espremer ou usar de saco de boxe. Todos nós temos que liberar nossa raiva de algum jeito.

Incentive uma conversa com seu filho (iStock)

Incentive uma conversa

Incentive seu filho a verbalizar a raiva com frases como “Eu fico bravo quando você não me deixa fazer X” ou “Eu fico bravo quando X não brinca comigo”. Verbalizar a emoção é saudável! Quando ela contar para você o que está sentindo, ofereça empatia, entenda como ele se sente, mesmo que a fonte da raiva seja você não ter comprado o brinquedo que ele pediu. Mas as vezes, dar espaço para o seu filho é a melhor maneira de lidar com a situação. Em seguida, ensine como ele poderia ter lidado melhor com a situação.

O melhor momento para ensinar seu filho a se acalmar não é quando ele já está nervoso, mas sim quando está calmo, em uma discussão sobre seus sentimentos, por exemplo. Além disso, que tal mostrar você mesma para seu filho como se acalmar? Acha que vai ficar nervosa? Mostre para ele como você aplica as técnicas e contorna a situação.

E o mais importante: sempre lembre seu filho das dicas! Se ele ficou nervoso e esqueceu das dicas que você passou para se acalmar, quando o surto passar, chame em um canto e lembre, explique novamente as técnicas que ele poderia ter usado ao invés de ficar nervoso.

Leia também:

Você precisa conversar com o seu filho sobre as redes sociais

A escola quer conversar sobre o comportamento do seu filho? Não se desespere

Respira fundo! O ataque de raiva desse menino teve um final surpreendente


Palavras-chave
Saúde e Fertilidade Comportamento Saúde Relacionamento Educação Desenvolvimento Criança Atividades e Brincadeiras Aconteceu comigo Mãe

Leia também

Família

Cavalo em Canoas: animal deve ser resgatado hoje em força-tarefa que envolve helicóptero

Família

"Coloquei ela na mochila", pai faz resgate heroico de filha recém-nascida no RS

Família

Sandy surpreende fãs com decisão : "Eu não tenho emocional"

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Após climão com namorada do filho, mãe de Endrick corta Gabriely de foto

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção