Criança

5 frases que não devemos dizer aos filhos

As crianças precisam de orientação e disciplina, mas é preciso cuidado com algumas expressões

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

O que a gente fala para os filhos fica na cabeça deles. Isso não quer dizer que eles vão levar tudo ao pé da letra. Calma! Mas, às vezes, quando eles aprontam, é normal que a gente perca a paciência e até exagere um pouco na maneira como falamos com eles. Mesmo assim, têm coisas que a gente não fala nunca  

Anúncio

FECHAR

Seu irmão é mais inteligente

As pessoas são únicas e possuem características distintas. Tentar fazer comparações só fará com que as crianças tenha a auto-estima abalada. Ao invés de relacionar um com o outro, o ideal  é focar no que precisa melhorar, exemplo “Você precisa estudar mais essa matéria para passar de ano”.

Que ideia mais besta!

Uma criança não tem o mesmo conhecimento que um adulto sobre o mundo. Essa frase pode fazer com que ela se sinta inibidas toda vez que expressa um pensamento. Afinal, se nem os pais lhe dão crédito por suas ideias, quem dará? Nesse caso, o melhor é entender a linha de raciocínio da criança e propor uma nova forma de pensar junto com ela.

O pai dizer para não dar atenção ao que a mãe diz (e vice-versa)

Os pais são a principal referência de mundo para um filho.  Esse tipo de afirmação pode gerar insegurança e confusão na cabeça dela.

Se você não estudar, será um fracassado

De acordo com Betty, esse tipo de profecia pode fazer com que a criança acredite que poderá ser um fracasso na vida. O mais indicado é que os pais mostrem para ela os benefícios que os estudos podem trazer para ela.  

Você me mata de desgosto

Esse tipo de linguagem faz com que a criança se sinta diminuída e não deixa claro o motivo da bronca. O melhor é dizer: “Nós estamos bravos por você ter quebrado o vaso”.

Consultoria: Anna Mahoudar, mãe de João e Fernando, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae; Betty Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel Tarsila e Francisco,psicóloga, pedagoga e escritora 


 

Pais&Filhos TV