Criança

15 brincadeiras (criativas e divertidas) para crianças de 3 anos

Shutterstock

Publicado em 23/05/2022, às 10h25 - Atualizado em 02/12/2022, às 08h41 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


Brincar é sinônimo de ser criança. É também sinônimo de descobrir, inventar, aprender e imaginar. A gente acredita, acima de tudo, que o brincar é um direito de todas as crianças. Pular, correr, imaginar, criar e estar em constante movimento, tanto mental quanto corporal, contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de cada criança. Se o seu filho tem 3 anos, as brincadeiras que exigem mais coordenação motora já podem ser apresentadas. Com essa idade, ele já consegue pedalar num triciclo, brincar com baldinhos na areia e montar quebra-cabeças com peças grandes, por exemplo. Essa é a fase em que seu filho vai adorar fazer, desfazer e refazer até cansar. Por isso, abuse dos brinquedos de montar e desmontar e de bonecos com roupas fáceis de serem tiradas e vestidas.

Em tempo: vale lembrar que essa vontade de montar e desmontar tudo é um sinal de alerta para a qualidade dos brinquedos escolhidos, pois alguns têm peças pequenas, que podem ser perigosas. Piscinas de bolinhas são ótimas para a idade. Além de terem muita cor, a criança vai lidar com todas aquelas bolas no corpo e ver como ela ocupa o espaço – percebendo que, quando ela entra, as bolas se deslocam. Isso favorece o desenvolvimento da percepção espacial e ajuda a lidar com o equilíbrio.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil (Foto: Shutterstock)

Seu filho também vai adorar brincadeiras com massinha, tinta e areia, além de rabiscar. A criatividade começa a se desenvolver, e a criança também percebe, com mais intensidade, que pode produzir coisas para oferecer ao outro. A junção disso a gente já conhece: começam a aparecer os famosos desenhos ou esculturas de massinha que vêm acompanhados de um “pra você, pai” ou “pra você, mãe”.

Nessa faixa etária, em que já há linguagem e vocabulário, quem comanda as brincadeiras é o mundo imaginário. Para deixar as brincadeiras de faz-de-conta mais divertidas, máscaras, fantoches e fantasias são boas sugestões. Vestidas como seus personagens favoritos, as crianças adoram “ser” princesas e super-heróis. Também é a fase dos instrumentos musicais de brinquedo, como pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores. Separamos quinze brincadeiras ideias para as crianças de 3 anos. Olha só:

1. Telefone sem fio

Número de participantes: a partir de 4

As crianças devem ficar em círculo ou enfileiradas. A primeira cria uma mensagem e fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando adiante, cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai para o fim

2. Boliche

Número de participantes: a partir de 2

Faça os pinos com garrafas pet, cheias até a metade. Depois, com uma bola, o jogador deve tentar derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

3. Morto-vivo

Número de participantes:a partir de 4

Coloque as crianças em uma fila. Uma delas (que precisa estar fora da fila) ou você mesmo, fica de frente. Quando disser “morto”, elas devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.

4. Bolhas de sabão

Número de participantes: a partir de 1

Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho assopre. Quanto mais devagar a criança assoprar, maior ficará a bolha.

(Foto: Getty Images)

5. Estátua

Número de participantes: a partir de 3

Uma das crianças é escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra… Então, quem está no comando escolhe a estátua mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode-se também colocar uma música para tocar e quando o chefe aperta o stop, todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!

6. Não me faça rir

Número de participantes: a partir de 2

Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde.

7. Corre-cotia

Número de participantes: a partir de 4

Os participantes devem sentar em uma roda e um participante fica de pé, com um lenço na mão. Enquanto todos cantam a canção “Corre cutia na casa da tia”, o participante dá voltas por trás dos que estão sentados. No fim da música, ele coloca o lencinho atrás de alguém, que deve sair correndo atrás do primeiro. Ou o pegador pega o fugitivo ou o fugitivo se senta no lugar dele, o que vai transformar o pegador no próximo a dar voltas com o lencinho.

(Foto: Getty Images)

8. Casinha

Número de participantes: a partir de 1

Essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de brinquedos, como bonecas e bichos de pano. As crianças representam os papéis sociais e podem inverte-los, por exemplo, cada hora uma é mãe e a outra a filha.

9. Batata quente

Número de participantes: a partir de 4

Com uma bola em mãos, as crianças devem estar dispostas em um círculo. Elas podem estar de pé ou sentadas, tanto faz. Uma delas deve estar fora da roda e com os olhos tampados. Ela deve cantar “Batata quente, quente, quente, quente…” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola. Quando ela disser “queimou”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.

10. Passa anel

Número de participantes: a partir de 4

Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.

11. Teatro de fantoches

Número de participantes: a partir de 2

Histórias ajudam a estimular a imaginação e favorecem o mundo lúdico da criança, o que é superimportante. No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espetáculo. Os atores podem ser bonecos confeccionados ou até meias customizadas. Os adultos podem começar a contar a história. Depois, as posições se invertem e os filhos inventam seus próprios enredos.

(Foto: Getty Images)

12. Desenho maluco

Número de participantes: a partir de 3

Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.

13. Mãos na massa

Número de participantes: a partir de 1

Quem não gosta de brincar de massinha? O melhor dela é que pode ser feita em casa. Você só vai precisar de uma xícara de sal, quatro de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corantes alimentícios das cores que preferir. Depois, é só misturar tudo e, literalmente, colocar as mãos na massa!

14. Batata quente diferente

Número de participantes: a partir de 4

Uma brincadeira que junta tradição e tecnologia! Usaremos o celular, mas de um jeito inusitado. A brincadeira consiste em sentar em roda e programar a opção de foto do celular no timer. Iniciada a contagem regressiva para o clique, o celular servirá de batata quente e passará de mão em mão. Quando o tempo se esgotar, a foto não deixará mentir quais mãos foram as últimas. Depois da brincadeira, vale sentar junto e se divertir com as fotos que ficaram registradas.

15. Caça ao tesouro

Número de participantes: a partir de 4

O tesouro está escondido e o mapa do pirata é a própria casa! Todas as pistas estarão espalhadas e farão todo mundo quebrar a cabeça para pensar em conjunto. Como recompensa, as crianças vão ganhar abraços, beijos e muito carinho.


Palavras-chave
Comportamento Família Criança Atividades e Brincadeiras atividades Brincadeira de Criança Brincadeiras brincadeiras antigas brincadeiras ao ar livre brincadeiras de natal brincadeiras em casa brincadeiras infantis brincadeiras para brincar no tédio brincadeiras para brincar sozinha brincadeiras para crianças brincadeiras para fazer em grupo brincadeiras para fazer no natal brincadeiras para final de ano brincar brincar em família Brinquedo brinquedo infantil Brinquedos brinquedos antigos criatividade dia das crianças Dia das Crianças dicas Dicas ideias de brincadeiras o que fazer no Dia das Crianças brincadeira brinquedos para crianças brincadeira para crianças de 3 anos brinquedo para criança de 3 anos brinquedos proibidos como brincar com crianças como entreter crianças crianças de 3 anos

Leia também

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Dira Paes mostra irmão, professor, dando aula com bebê de aluna no colo: veja vídeo

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"