Criança

12 sintomas em crianças que nunca devem ser ignorados

Fique ligada nos sinais que seu filho pode dar - Parents
Parents
Parents

Publicado em 14/07/2020, às 11h30 - Atualizado às 14h43 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Fique ligada nos sinais que seu filho pode dar (Foto: Parents)

Isto é sério? Quando você se torna pai ou mãe, recebe um tipo de distintivo de médico. Você se torna especialista em analisar tossese dores. Mas às vezes é difícil dizer o que merece uma ligação para o consultório do seu médico: qual temperatura realmente é classificada como “febre alta”? Que tipo de dor de barriga significa que seu filho tem mais do que um problema estomacal comum? E quando algo verdadeiramente assustador acontece, você deve ligar para o pediatra ou seguir direto para a emergência?

“Os pais devem sempre agir com cautela e procurar atendimento médico imediato quando estão preocupados com alguma coisa”, diz Anita Chandra-Puri, MD, pediatra do Northwestern Memorial Physicians Group, em Chicago, e porta-voz da Academia Americana de Pediatria. No entanto, para fornecer diretrizes mais específicas a serem seguidas, veja 12 sintomasque sempre exigem atenção médica:

1  Febre alta 

O que é? Febre de 38°C ou superior em um bebê com menos de 3 meses; superior a 38,3° em um bebê de 3 a 6 meses; ou superior a 39°C em uma criança de 6 meses a 2 anos são consideradas altas.

Os pediatras enfatizam que, quando a febre ocorre, o número no termômetronão é tão importante quanto a disposição do seu filho. A única grande exceção: bebês com menos de 3 meses de idade, que precisam de cuidados médicos imediatos se a febre subir para 38°C. “Se a febre é causada por uma infecção bacteriana como uma infecção do trato urinário, ela pode se espalhar rapidamente pelo corpo”, diz a pediatra e conselheira dos pais Jennifer Shu, M.D., coautora do Heading Home With Your Newborn: From Birth to Reality. “Geralmente, é apenas um vírus comum que causa os sintomas, mas precisamos verificar para ter certeza”. É importante chamar o seu médico imediatamente; se for depois do horário de expediente, esteja do lado seguro e vá direto para a emergência. Em crianças com mais de 2 anos, a febre não é tão urgente, desde que seu filho pareça estar bem hidratado e agindo normalmente. Ligue para o seu pediatra para obter orientação.

2 – Febre prolongada 

O que é? Uma febre prolongada é aquela que não diminui com tratamento ou dura mais de cinco dias

Se você deu ao seu filho um redutor de febre como acetaminofen ou ibuprofeno e o número no termômetro não abaixar dentro de quatro a seis horas, ligue para o pediatra. Isso é um sinal de que a infecção pode ser forte demais para o corpo combater, e seu médico pode fazer um exame completo para determinar a causa. Uma febre causada por um vírus comum, como resfriado ou gripe, desaparece em cinco dias. Uma que permanece mais tempo – mesmo quando é de baixo grau (38° C) – pode ser causada por uma infecção como pneumonia bacteriana, que requer tratamento com antibióticos, explica Alanna Levine, MD, pediatra da Orangetown Pediatrics, em Tappan, Nova York. .

3 – Febre com dor de cabeça 

Febreacompanhada de rigidez no pescoço, dor de cabeça ou erupção cutânea semelhante a uma contusão ou que se parece com pequenos pontos vermelho podem ser sinais de meningite e precisam de atenção imediata.

4 – Erupção cutânea em forma de círculo

O que é? Uma erupção cutânea (mancha na pele) que se assemelha a um olho de boi ou consiste em pequenos pontos vermelhos que não desaparecem quando você pressiona a pele ou hematomas excessivos

Uma erupção cutânea em forma de anel com um ponto pálido no centro pode significar a doença de Lyme. Obtenha ajuda imediatamente se vir manchas pontuais sob a pele, o que pode sinalizar muitas condições graves. Qualquer hematomainexplicável e generalizado pode ser um sinal de um possível distúrbio sanguíneo. Além disso, uma erupção cutânea com manchas, geralmente um pouco levantada, pode ser um sinal de uma reação alérgica. Se o seu filho também tiver dificuldade em respirar ou estiver agitado, ele deve ser verificado imediatamente por um médico.

5 – Pinta incomum

Mantenha controle das pintas de seu filho, especialmente as que ele teve desde o nascimento, porque elas têm um risco maior de se tornarem malignas, diz o consultor dos pais Ari Brown, MD, pediatra em Austin e autor do bebê 411. Faça uma verificação mensal da pele durante o banho . Alerte o seu médico se você notar uma pinta de forma irregular, com bordas irregulares, não é de uma só cor ou é elevada. Todos estes são sinais de um potencial câncer de pele.

Pinta incomum (Foto: Pinterest / Parents)

6 – Dor no estômago repentina 

O que é? Dor de estômago que está no lado inferior direito, ou repentina e com cãibras e vai e vem.

Se seu filho tiver dor no canto inferior direito, peça para ele pular para cima e para baixo – se é doloroso para ele fazê-lo, pode ser um sinal de apendicite. Embora o apêndice esteja no lado inferior direito do abdômen, a dor causada pela apendicite pode começar ao redor do umbigo e migrar para a direita. “Com um vírus estomacal normal, normalmente há febre, vômitos, dor de estômago e diarreia”, diz o Dr. Brown. “Com apendicite, às vezes é diarreia, dor abdominal, vômitos, dor e febre”. Se você notar esses sintomas, chame seu médico – a apendicite progride rapidamente e é tratada com mais eficácia quando detectada precocemente.

Se o seu filho tiver menos de 4 anos e tiver dor de estômagoque o faça se contorcer por mais de um minuto, pode ser um sinal de intussuscepção, um distúrbio grave que geralmente afeta crianças pequenas, onde uma parte do intestino desliza para a outra . A dor aparece em incrementos de 20 a 60 minutos e pode ser acompanhada de vômitos, febre, sangue nas fezes ou evacuações com aparência de “geleia de groselha”. “Ligue para o seu médico se o seu filho tiver apenas dor intensa”, diz o Dr. Levine. “Se houver cãibrase sinais nas fezes, vá direto para o hospital.”

7 – Dor de cabeça com vômito 

Estes podem ser sinais de enxaqueca. O seu médico pode determinar o tratamento apropriado. As enxaquecas em crianças não são perigosas e tendem a ser genéticas. No entanto, dores de cabeça pela manhã e no meio da noite também podem ser um sinal de algo mais sério, e é por isso que é necessário consultar um médico imediatamente.

8 – Micção reduzida

O que é? Boca e lábios secos, diminuição da urina, pele seca ou pele que fica amontoada quando você a aperta ou vômitos excessivos ou diarreia

Todos esses sinais estão associados à desidratação e precisam ser tratados rapidamente, pois a desidratação pode levar ao choque. Ligue para a emergência ou vá ao hospital se achar que seu filho está chegando a esse estágio. Caso contrário, ligue para seu médico e tente fazer com que seu filho se hidrate

9 – Lábios roxos 

O que é? Tonalidade azulada ou descoloração ao redor da boca; respiração difícil, na qual você pode ver seu filho chupando o peito e o abdômen; ofegante, grunhido ou um som de assobio ao respirar.

“Os problemas respiratóriossão mais preocupantes quando os sons vêm do tórax e pulmões, não do nariz”, diz o Dr. Shu. Problemas respiratórios críticos geralmente são causados ​​por asfixia, reação alérgica, ataque de asma (que pode ocorrer em crianças com apenas alguns meses de idade), pneumonia, tosse convulsa ou garupa. Procure ajuda imediatamente ou ligue para a emergência. Se não for óbvio que seu filho está tendo sérios problemas, verifique sua frequência respiratória. Conte cada respiração por 30 segundos e depois multiplique por duas. Uma taxa normal é inferior a 60 para recém-nascidos; menos de 40 para bebês com menos de 1 ano; menos de 30 para crianças de 1 a 3 anos; e menos de 24 para crianças de 4 a 10 anos.

10 – Rosto inchado 

Língua, lábios ou olhos inchados, especialmente quando acompanhados de vômito ou coceira. Estes geralmente sinalizam uma reação alérgicagrave (anafilaxia). Os sintomas podem incluir inchaço, problemas respiratórios e urticária grave e precisam de atenção imediata. Ligue para a emergência e, se possível, dê ao seu filho uma injeção de um EpiPen ou uma dose de um anti-histamínico como Benadryl enquanto isso. Para reações menos graves, chame seu médicoe pergunte sobre como administrar um anti-histamínico para conter os sintomas.

11 – Vômito com alterações neurológicas 

O que é? Quando seu filho tiver menos de 6 meses de idade e apresentar alterações neurológicas óbvias, como confusão ou perda de consciência, ou causar vômitos e / ou danos ao corpo, como ossos quebrados.

Essas situações de emergência devem ser tratadas por um médico – portanto, vá para o centro médico mais próximo. As quedas geralmente não são problemáticas em criançascom mais de 6 meses.

12 – Sangramento excessivo 

O que é? Um corte que se abra tanto a ponto de você não conseguir colar um band-aid ou que não pare de sangrar alguns minutos após a pressão aplicada

Estes são sinais de que seu filho precisa de atenção médica (e talvez pontos, cola na pele, atadura de borboleta ou grampos). Dependendo da gravidade da lesão, seu próximo passo deve ser ligar ou ir à emergência ou ligar para o seu pediatra. Você também deve sempre consultar seu médico se um animal morder seu filho ou se outro filho morder seu filho e cortar a pele.


Mais lidas

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"

(Foto: Freepik)

Notícias

Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana

Adriano Ricco e Eliana - (Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Isis Valverde e Marcos Buaiz remarcam data do casamento após diagnóstico de câncer

Precisando de ajuda para o Dia do Cabelo Maluco? Reunimos algumas dicas para te ajudar nessa - Reprodução/TikTok

Família

Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

(Foto: Reprodução/Youtube)

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp