Colunas / Vida de equilibrista

Não posso ir, e agora?

Imagem Não posso ir, e agora?

Publicado em 06/03/2014, às 21h00 por Cecilia Troiano


Muitas mães que trabalham (e pais também) certamente já viveram esse dilema: o filho (ou a filha) tem uma apresentação na escola, um jogo de futebol ou uma feira de ciências, no mesmo dia que você tem um seminário em outra cidade!

Já aconteceu comigo algumas vezes. Na hora vem aquele mal estar, um embrulho no estômago e uma vontade enorme de jogar tudo pro alto e ir ao encontro da criança. Passado o momento de desespero, é hora de pensar em como transformar essa ausência não necessariamente em algo melhor, mas pelo menos mais aceitável para ambos os lados, dos pais e dos filhos. Para essa reflexão, ouso sugerir algumas dicas que para mim foram úteis e funcionaram.

  1. Antes de mais nada, converse com seu filho ou filha. Explique os motivos de sua ausência. Não deixe para fazer isso na última hora. Dê um tempo para o filho ou filha digerirem a notícia. O que acontece muitas vezes é que os pais ficam mais chateados de não estar presentes do que os filhos de não poderem contar com os pais. Assim, falar com os filhos é também uma forma de tranquilizar a si mesmo.
  2. Calma, isso não acontece só com você! Diante de um conflito de agendas, é normal achar que isso só acontece com você, que azar! Mas não: acontece com todas as famílias e cabe a nós buscar uma solução e não ficarmos paralisadas nos martirizando.
  3. Para tentar ao máximo evitar conflito de compromissos, no início do ano, quando a escola lança um calendário com os principais eventos dos filhos, já os coloque na sua agenda. Isso pode evitar alguns conflitos, mas não todos…
  4. Claro que filhos gostam de se apresentar para o pai ou a mãe. Mas, mais do que isso, dependendo da idade, eles gostam de ter alguém na plateia, alguém com quem eles tenham afinidade, alguém para dar um tchauzinho quando estiverem no palco ou para dar aquela comemorada na hora do gol. Uma pessoa da família, avós, tios, padrinhos, irmãos são maravilhosos substitutos dos pais nesses eventos. Que tal convidar um deles para estar presente?
  5. Após o evento, ao reencontrar o filho ou filha, converse, peça para contar como foi, pergunte detalhes e mostre seu interesse em saber tudo, mesmo não tendo podido estar presente.
  6. A última dica é difícil, mas importante – não vista o chapéu da mãe culpada ou do pai carrasco. Você não é pior pai ou pior mãe se não pode ir a um evento do filho. Pais e filhos criam histórias durante uma vida toda e não apenas em um dia. Parece piegas, mas é verdade. Pense no “filme” da vida do que é ser pai ou mãe e não apenas na “foto”.

Sei que escrever é fácil e que mesmo hoje, com filhos de 17 e 21 anos, já me peguei triste e culpada por não poder estar presente em alguns momentos da vida deles. Mas olhando pra trás, não acho que aquele jogo de tênis da Beatriz ou a peça de teatro do Gabriel que perdi me fizeram uma pior mãe ou deixaram meus filhos marcados para sempre. Mamãe (ou papai) não pode ir e não é o fim do mundo!


Mais lidas

(Foto: Reprodução/ Defesa Civil)

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Amanda Kimberlly se prouncia sobre ter se relacionado com Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”

Bebês gêmeos - Bebês gêmeos Foto:(Reprodução/iStock)

Bebês

Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira falam sobre filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"

O teste de DNA pode demorar de 20 até 30 dias para sair o resultado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar


Palavras-chave

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp