Colunas / Vida de equilibrista

Gosto ou desgosto?

Imagem Gosto ou desgosto?

Publicado em 05/11/2013, às 22h00 por Cecilia Troiano


Tão curiosa que sou sobre como as mães se relacionam com a vida de equilibrista que estendi minha curiosidade para olhar os filhos. Meu segundo livro, Aprendiz de Equilibrista, traz o olhar dos filhos sobre a vida de pais e mães e como organizam suas vidas futuras a partir dessa experiência do presente. Para alimentar o livro, desenvolvi uma pesquisa junto a 400 jovens, de 8 a 18 anos, em São Paulo. Entre outras coisas, perguntei aos meninos e meninas entrevistados se eles se achavam boa a opção da mãe, seja ela qual fosse — trabalhar fora ou não. Eles foram bastante diretos em suas respostas: se mostraram sem receios e sem censuras, a franqueza foi total. Embora as opiniões sejam diversas, é possível estabelecer alguns padrões de respostas e separei subgrupos de jovens a partir disso. Iluminada pela fala da terapeuta de família Isabel Kahn, citada em meu livro, ela nos ensina que cada criança reage de um jeito e que é impossível definir um único sentimento. “Os sentimentos variam muito de filho para filho, pois nenhum é igual ao outro, e também de acordo com a idade. O filho pequeno se sente bem se mãe o deixa com alguém que ela confia. Sabe que ela vai voltar, tem a rotina como conforto. O filho maior já cobra onde você foi, se você chegar tarde em casa. Mas todos tem seus dias de saudades, em que querem a mãe ao lado”, observa Isabel. 

Nos resultados da pesquisa, também me chamou a atenção o fato de as crianças se adaptarem àquilo que elas vivenciam. Dos filhos de quem trabalha, dois terços aprovam e um terço são contrários à opção da mãe. Já quem é filho de mãe que não trabalha fora, essa proporção se mantém: dois terços aprovam e um terço reprova. Quase na mesma intensidade os filhos estão satisfeitos com a opção da mãe de não trabalhar ou de trabalhar fora. Ou seja, é mesmo uma questão de costume, de adaptação à situação, seja ela qual for. Também percebi que os que mais gostam que suas mães trabalhem são os mais velhos. Parece que, à medida que vão crescendo, a ideia dela trabalhar vai sendo assimilada, ao mesmo tempo em que eles precisam menos da figura materna próxima a eles no dia a dia. 

É importante frisar que os dois grupos – o que tem mãe que trabalha fora e aquele em que ela não trabalha fora – têm argumentos para justificar suas opiniões. Há o lado cor de rosa que acompanha ambas as opções, mas também existe um viés mais sombrio sobre cada uma delas. Ou seja, não importa qual opção fizermos, alguma coisa vai “sobrar” para as equilibristas. 

Assim,  sigo com a certeza de que a escolha de trabalhar fora deve ser nossa e muito bem pensada. Afinal,  seja qual fora a decisão,  seremos julgadas, para o bem ou para o mal.  E que em nenhuma das opções que fizermos vamos agradar 100% a nossos filhos.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

Lima Duarte posa com filhas, neta e bisneta e faz homenagem no Instagram - Reprodução/ Instagram/ @limaduarte

Família

Lima Duarte compartilha foto com mulheres da família: “Damas de minha vida”