Colunistas

Simples de fazer e dos Deuses: lasanha dois molhos com queijo puxa puxa

Receita pra nonna nenhuma botar defeito

Page 13

Fazer uma lasanha nem sempre precisa dar trabalho, dá para montar uma rapidinho com ingredientes de qualidade e sabor para nonna nenhuma botar defeito.

Basta preparar o molho vermelho com linguiça calabresa fresca e tomate pelado italiano de lata, molho prático que a gente faz pá pum, sem acidez e com toque de alho cru. Ao mesmo tempo que preparamos o molho branco bechamel.

Anúncio

FECHAR

Depois é montar intercalando os molhos a massa instantânea e recheio de queijo puxa puxa. Aí é levar ao forno para cozinhar e gratinar por 30 minutos e chamar a galera para se servir.

INGREDIENTES:
MASSA:
250g de massa para lasanha instantânea, que não precisa cozinhar antes

MOLHO À BOLONHESA DE CALABRESA:
2 latas de tomate pelado italiano
2 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho
6 gomos de linguiça calabresa fresca sem a pele
1/2 colher rasa de café de pimenta calabresa seca opcional
sal a gosto
1/2 xícara de cebolinha fresca picada a gosto

MOLHO BÈCHAMEL DE CEBOLA:
1 cebola picada em cubos pequenos e regulares
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa rasa de farinha de trigo
500ml de leite integral
1/4 de noz moscada ralada
sal e pimenta do reino a gosto

RECHEIO E COBERTURA:
200g de queijo prato fatiado
1 xícara de leite integral
50g de parmesão ralado para cobrir

COMO FAZER:
MOLHO DE CALABRESA:Em uma frigideira coloque 2 colheres de sopa de azeite e 2 dentes de alho amassados, reserve 1 dente de alho para o final do preparo. Deixe o alho alourar apenas por 1 minuto. Em seguida acrescente e gomos de linguiça calabresa ou toscana fresca sem a pele. Doure por 5 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando. Quando estiver frita, acrescente 2 latas de tomate pelado italiano, tempere com 1/2 colher rasa de café de pimenta calabresa seca e sal a gosto. Cuidado com o sal a linguiça já é salgada e empresta sal ao molho.

Deixe apurar por 5 minutos, desligue o fogo e junte 1 dente de alho cru amassado e 1/2 xícara de cebolinha fresca picada. Reserve. O toque de alho cru no molho dá um sabor alucinante, não deixe de por.

MOLHO BECHAMEL: Em outra frigideira, coloque 2 colheres de sopa de azeite e 1 cebola picada em cubos pequenos e regulares. Deixe por 3 minutos, mexendo de vez em quando e então coloque 2 colheres rasas de farinha de trigo. Misture, deixe por 3 a 4 minutos sempre mexendo com uma colher de pau para não grudar. Acrescente 500 mL de leite gelado ou em temperatura ambiente. Misture com ajuda de um batedor de arame, para não empelotar. Misture até ficar homogêneo. Deixe por 3 a 4 minutos para que a farinha cozinhe, mexendo para não grudar no fundo. Tempere com 1/4 de noz moscada ralada na hora, sal e pimenta branco ou do reino a gosto. Reserve.

MONTAGEM: Em um refratário que vá ao forno, coloque uma camada de molho vermelho, 1 de massa de lasanha instantânea, cubra com outra camada de molho bechamel branco, mais uma de macarrão e queijo fatiado mais outra de molho vermelho e siga assim até que toda a massa, molho bechamel, molho vermelho e queijo tenham sido usados.

DICA: Em cada camada de massa adicione um pouco de leite distribuindo e espalhando com a colher a fim de que no final do preparo você tenha colocado 1 xícara de leite. Isso por que a massa é crua e precisa de bastante liquido para cozinhar a massa sem a lasanha ficar seca.

Finalize com a ultima camada de molho vermelho. Salpique 50g de queijo parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido a 190ºC por cerca de 30 a 40minutos.

Sirva a seguir
Bom Apetite!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra
www.montaencanta.com.br

Tempo de Preparo: 20min
Tempo de forno:30 a 40min
Rendimento: 4 pessoas

Leia também:

Comida de mãe repaginada! Aprenda a fazer carne de panela com páprica

Risoto de abobrinha, cenoura e ricota defumada: altamente viciante!

Bolo fofíssimo de baunilha com casquinha de açúcar e canela

Pais&Filhos TV