Colunas / Família: fábrica de gente

Birra é o seu filho dizendo: “Não sei lidar com isso sozinho, me ajuda!”

iStock

Publicado em 19/07/2019, às 08h53 - Atualizado às 15h07 por Regina G Politi


Compartilhe:


Mesmo entendendo que a birra é uma manifestação típica do desenvolvimento infantil, não quer dizer que está tudo bem, pois não está! (Foto: iStock)

Birras ou a famosa “crise dos 2 anos”! Sim crise, pois está se mudando de etapa de vida.

Antes era apenas um bebê de colo, mas agora não é mais um simples bebê. Já está se tornando uma criança mais independente: sabe andar, falar e ainda contrariar, aprendeu o famoso NÃO, ou seja: “tenho minhas próprias vontades”, “façam o que quero” ou “não vou obedecer”. Não para desafiar os pais, pois neurologicamente não tem esta capacidade cognitiva, mas está evoluindo biopsicossocialmente .

Mesmo entendendo entretanto que a birra é uma manifestação típica do desenvolvimento infantil, não quer dizer que está tudo bem, pois não está! Os pais também terão que evoluir e aprender a lidar com as birras para que seus filhos cresçam e não se tornem crianças birrentas e insuportáveis.

Ou seja, os pais precisam se desenvolver  para poder dar conta das novas etapas de vida dos seus filhos. E é sempre assim, a próxima fase é mais difícil que a anterior, como nos jogos de vídeo-game. Para passar de fase tem que buscar mais competência. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo ser pai ou mãe, nem escola tem para esta complexa e difícil  missão: criar seres humanos saudáveis do ponto de vista emocional e relacional.

É importante identificar o que aquela birra, em particular, está comunicando (Foto: Shutterstock)

Existem várias estratégias para se lidar com as birras, desde ignorá-las, tirando o foco, passando pelo abraço, palavras firmes de limites ou nomeando o que a criança está sentindo,  até intervir de forma mais firme na contenção física do comportamento eventualmente violento, que se apresenta. O importante na escolha da melhor estratégia é identificar o que aquela birra, em particular, está comunicando, já que a birra é uma maneira infantil, lógico, da criança se comunicar. Ela não sabe se expressar por completo. Podemos dizer que a birra é uma criança dizendo “não sei lidar com isso sozinha, me ajuda”.

Este entendimento então é importante, pois uma birra pode ser desde sono, fome, desconforto, dor, descontentamento, tédio, mal-estar, frustração, até uma ansiedade ou angustia mais profunda. Pode ser algo pontual ou ter alguma ligação com questões familiares mais sensíveis  que a família esteja vivendo. A criança capta emocionalmente tudo, absorve todo clima psicológico da família, como uma “esponja”.

Enfim, aos pais cabe identificar a birra e agir de acordo e proporcionalmente ao episódio. Neste sentido, é um teste e tanto para os pais: ter auto-controle emocional para discernir, refletir e agir com a devida propriedade. Não é fácil, pois essas birras tiram qualquer um do sério, mas esse é o desafio de ser pai e mãe: aprender a lidar com as próprias emoções, impulsos, contendo-os para mostrar aos filhos que com calma, paciência e conhecimento podemos resolver nossos problemas, e não tendo “chiliques” como eles.

Dúvidas mande seu e-mail para politi@uol.com.br.

Leia também:

Como acabar com a birra em 4 passos

Birra de criança: tudo que você precisa saber sobre essa fase

Como acabar com a birra do bebê de 1 ano


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Educação Criança

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente