Colunas / Recriar pelo Brincar

Direto e reto: mais formas brincantes de incorporar o lado bom das férias na rotina

Não é porque as férias acabaram que a diversão também precisa acabar - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 14/02/2023, às 07h33 por Patricia Camargo e Patrícia Marinho


Se você perdeu a coluna do Tempojunto de janeiro, clica aqui no link que as dicas que estão lá valem demais à pena. A gente testou cada uma e comprovou que dão certo e ajudam a encarar o ano todo com as crianças de um jeito mais leve. Usando o espírito brincante que a gente tanto ama.

Conhecer sobre o passado ajuda a lidar com as questões do presente
Não é porque as férias acabaram que a diversão também precisa acabar (Foto: Shutterstock)

Prometi mais 5 dicas para este mês, completando 10. Dez, porque você pode adotar uma de cada vez, até o final do ano e perceber a mudança para melhor aos poucos. Se tem uma coisa que eu aprendi na vida é que mudanças verdadeiras acontecem aos poucos, com paciência e uma por vez.

1. Brincadeira diferente

Funciona assim: vai no site do Tempojunto e procura no nosso acervo por uma brincadeira diferente. Como o nosso Ninja-ho! Ou então, revisa seu baú de memórias e escolhe uma brincadeira da sua infância que hoje em dia não se brinca mais: por exemplo, pular elástico ou cama de gato. E mostra para seu filho. Além de distrair as crianças com uma novidade, você ainda “faz bonito” e seus filhos ficarão orgulhosos de ter alguém (“mais legal do mundo!”) como você por perto!

2. O contato brincante

Se você trabalha fora de casa e só encontra seus filhos no fim do dia, esta dica é para você. Durante seu horário comercial, pare por 10 minutos e faça um contato brincante com as crianças. Aproveite a tecnologia para isso, tire uma foto engraçada (uma careta, ou use um filtro diferente) e mande para ele, pedindo uma foto de volta. Ou mande uma piada boba e peça para ele contar outra. Ou ainda, tire uma foto close de um objeto perto de você e peça para ele adivinhar o que é.

Se seu filho não tem acesso ao celular (oba!), manda para o adulto que fica com ele. Caso ele fique na escola durante o dia, use os mesmos 10 minutos para fazer um avião de papel e entregar para ele quando você chegar. O que vale é mostrar para seus filhos que você pensou nele enquanto estava longe. E a melhor forma de mostra isso é pela brincadeira.

3. Jogos de minutinho para os intervalos

Já se você trabalha de casa ou tem uma rotina híbrida, escolha uma brincadeira de minuto para fazer com seu filho no intervalo entre reuniões ou entre uma tarefa e outra. Tem uma lista de sugestões destas brincadeiras aqui neste link. Com este hábito, você vai aliviar aquela cobrança interminável dos seus filhos por atenção quando você precisa se concentrar para trabalhar. Além disso, você ganha um respiro entre uma atividade e outra. Brincar desestressa.

4. O hobbie compartilhado

Se nestas férias você e seus filhos curtiram fazer alguma atividade juntos, porque não transformar isso em um hobbie da família? Tirar fotos, pescar, cozinhar, pintar, jogar vídeo game, colecionar figurinhas. De repente, chegou o momento de apresentar às crianças um hobbie seu. Vai que eles gostam?

Hobbies são atividades prazerosas, que integram, criam laços. Eu colecionei papel de carta com minha mãe, fiz pão caseiro com minha avó e frequentei aulas de artesanato com minha tia. Deixei de fazer todas estas coisas, mas não importa. A memória do carinho compartilhado e do vínculo é eterna!

5. Observar seu filho

Tá, esta é uma dica mais sua do que sua com seus filhos. Mas, #ficaadica, porque muda muita coisa. Nas férias escolares, a gente tende a observar mais as crianças. Ou porque elas estão conosco mais tempo, ou porque estamos em uma rotação mais lenta. O retorno às aulas e à rotina parece que atropela tudo de novo e as mil e uma tarefas nos afastam de simplesmente observar nossos filhos brincando ou desenhando.

Mas olhá-los sem julgar, sem falar ou se intrometer é uma enorme riqueza. Em muitas vezes, eu entendi melhor quem são meus filhos vendo-os brincando sozinhos ou entre eles. Você terá boas surpresas!

Diário de bordo: tudo o que rolou na nossa viagem com a MSC Seashore


Leia também

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Neymar Jr mostra o rosto de filha com Amanda Kimberlly pela primeira vez

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Neymar anuncia paternidade de Helena e Bruna Biancardi passa dia com amigas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi aproveita "spa" no dia em que Neymar confirma paternidade da filha de Amanda Kimberlly

O menino de apenas dois anos aprendeu três idiomas - (Foto: Arquivo pessoal)

Família

Menino baiano que leu e escreveu com apenas 1 ano aprende inglês, russo e coreano aos 2 anos