Colunas / Casa Sem Lixo

Mês do Consumo Consciente

Precisamos olhar para nossa forma de consumo urgentemente - Getty Images
Getty Images

Publicado em 19/10/2022, às 08h23 por Nicole Berndt


Outubro é um mês de muitas conscientizações. Além do Outubro Rosa, tem uma galera que dedica os 31 dias do mês para criar e promover muita informação sobre o Consumo Consciente. Uma questão bem central que mudou dentro de mim quando iniciei minha “Jornada Sustentável” foi trazer a responsabilidade para mim, para nossa casa.

mãos segurando o planeta Terra
Precisamos olhar para nossa forma de consumo urgentemente (Foto: Getty Images)

Primeiro, passei a questionar a própria palavra consumo. Consumimos o quê? Quanto mais do Planeta Terra temos para consumir? De forma que passei a me sentir desconfortável diante da palavra consumidor. Luto para que cada vez menos seja possível encaixar-me nela. Como assim Nicole? Nós consumimos o tempo inteiro. Pois é! Aí vai meu segundo ponto. Consumimos quando encaramos a natureza como um recurso. Se eu sou parte da natureza, logo, não posso mais vê-la ou tratá-la dessa maneira.

A natureza é um bem! Um bem precioso, múltiplo, diverso. Quando nos entendemos como “pedaços” dela, a exploração, o desmatamento, os venenos, a extração, o desperdício não cabem mais. Vivemos um outro tempo. A emergência climática deixa claro e ainda nos dá um certo espaço para refletirmos e criarmos um jeito diferente de viver.

Terceiro, esses “espaços” estão diminuindo dia pós dia. Eventos que aconteciam há cada 50 anos, passaram a acontecer a cada 25, a cada 10, e agora a cada 5… Como escreveu David Wallace-Wells no livro “A Terra Inabitável. Uma história do Futuro”. A ciência já afirmou com todas as letras, em relatórios como o IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – que a causa somos nós para tamanhos avanços das mudanças no clima.

Ou seja, voltamos para o consumo. Sim, ele é uma realidade cruel e ameaçadora. E “ele” somos nós! Quem define quais produtos vão encher as prateleiras dos supermercados e as araras e prateleiras das lojas? Somos nós. E se você está comigo na “ponta de cá”, reduzindo sua pegada, desperdiçando menos, reutilizando o que você tem, compartilhando mais…

Aí quem sabe poderemos ter mais espaço para dar mais espaço para que a regeneração da natureza aconteça, que as lixeiras desapareçam e, que a palavra consumidor se esvazie de sentido. Concluo indicando o trabalho do Instituto Akatu que sempre produz conteúdos relevantes dentro deste tema. Conheça mais aqui!

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Lua vai com look de borboleta em segundo dia de festa - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Roupa de Lua no 2º dia de festa rouba a cena: confira