Colunas / Nanna Neném

Papai ou mamãe: Tanto faz!

Shutterstock

Publicado em 18/04/2016, às 08h59 por Nanna Pretto


Compartilhe:


(Foto: Shutterstock)

A história dessa semana começou esses dias, na fila do posto de saúde aqui do bairro: “Ah, quem faltou ao trabalho para trazer o filho para vacinar fui eu, né? Já pensou o meu marido falando pro chefe: ‘estou saindo para vacinar meu filho’. Isso é coisa de mãe, não acha? Não é papel de pai”…

Eu ia começar uma conversa de direitos iguais, de funções compartilhadas e de toma-lá-dá-cá. Mas deu preguiça. Porque pai não é menos importante. Ou é? (Convido os pais leitores a darem opinião…)

Eu exijo direitos iguais. Ontem mesmo brinquei com o marido ao abrir uma garrafa de vinho: “eu fiz o jantar. Você ficou de colocar o Rafa para dormir. Eu fiz a minha parte. Você, não. Logo, eu tomo vinho. E você bebe água.”

(Foto: arquivo pessoal)

Rimos juntos, mas o maridinho entendeu o recado e foi logo pegando o filhote no colo e fazendo a parte do serviço que cabia a ele. Fazer Rafinha dormir. E qual o mal nisso? NENHUM! Mãe é pai, pai é mãe e todo mundo deveria criar o filho junto.

Vacinar não é tarefa de mãe como levar ao futebol não é programa de pai. E, no ritmo de vida que vivemos hoje, se não dividirmos essa árdua tarefa da educação e criação, criaremos serezinhos sem referências, sem valores, sem noção do papel deles no mundo.

Não é discurso feminista, não! É lógica mesmo: dois filhos em casa, um casal onde ambos trabalham fora. Quatro bocas para comer. Dois banhos para dar. Dois filhos para colocar para dormir. Nessa matemática, a divisão é a melhor saída, certo?

Paguei a língua: mães contam o que juravam que não iam fazer, mas fizeram!

Mulheres Modernas, Dilemas Modernos

E acho muito OK essa conversa ser franca e aberta em casa. Nem a mãe tem que se colocar no altar da dona-que-abraça-o-mundo nem o pai tem que sofrer da Síndrome do Ser Ocupado, que vive para o trabalho para por dinheiro em casa.

Você vive para a sua família, pai! Ou pelo menos deveria, já que ninguém te obrigou a tê-la! Mãe, joga a toalha. Sem essa que você dá conta de tudo. Nós não damos. É sério! E, se nada disso for o suficiente, pensa assim: é muito mais legal compartilhar as alegrias e tristezas com toda a família, ver o filho comemorar com a mãe, o pai, o irmão e o cachorro. Junto é mais legal!

Afinal, como diz a música: “é impossível ser feliz sozinho!”

Chegou a hora de voltar ao trabalho após a licença-maternidade. E agora?

A maternidade vai te transformar e seu companheiro precisa saber disso!


Palavras-chave
Comportamento

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar