Colunas / A vida é longa

Dia 19 de março, dia de São José. E você com isso?

Esperei o dia 19 de março passar para falar dele - Getty Images
Getty Images

Publicado em 20/03/2019, às 16h37 - Atualizado em 25/03/2019, às 10h04 por Mônica Figueiredo


Ah, siiiiim, claro, você pode estar pensando que eu pirei de vez e resolvi falar de uma coisa que aconteceu ontem…Como assim, gente? Nesses nossos tempos frenéticos, comredes sociais alucinadas dando o tom, tudo é “velho” dois minutos depois que acontece, não é assim?

Então… #sóquenão! rsrsrsrs. Eu justamenteESPEREI o dia 19 passar para falar de uma coisa que acontece todos os anos e que aqui em Portugal é super hiper importante. Dia 19 de março é o dia de São José, padroeiro da família, e por isso mesmo foi escolhido para ser o dia em que se comemora o Dia dos Pais.

Notícia velha em cima de notícia velha… Eita, Mônica! Tá sem assunto? Calma! Não estou, não. E nem tão pouco quero falar de religião. É que para contar para você o que vi aqui e que me fez pensar em como a gente vem se relacionando com o nosso Dia dos Pais aí no Brasil, precisei de tempo. A data é realmente da família. Mobiliza de uma forma carinhosa, terna, muito comovente. É festejada nas escolas tooooodas em grande estilo.

Tem teatro, desenho, música, apresentações das mais variadas, oficinas, tipo o pai rebola, participa pra caramba e as crianças se esmera, em mil surpresas e “exibições” daquelas que a gente ama, se derrete, enfim… Você sabe exatamente do que estou falando. Cartas, desenhos, aquelas obras de arte todas que eles fazem e que a gente adora, guarda, manda emoldurar, enfim, kit completo de delícia. Mesmo nas aulas “extras” a comemoração corre solta. Mas muito mais potencializado, mais emocionante.

A data “existe” e de forma emocional. Tenho amigos aqui que tiveram que ir em até três festas diferentes nesse Dia dos Pais, tipo na escola mesmo, na ginástica e na aula de música. Um amigo brasileiro que só foi na festa da escola e achou que estava bom (ele acabou de chegar por aqui, está aprendendo…) levou fora de TODO MUNDO. Tinha que ir em tudo! Maratona, sim! E tuuuuudo bem. Tudo maravilhoso. É assim que é.

Agora, sabe o que é mais louco? Foi essa ficha que demorou para cair na minha cabeça… É quejunto com essa overdose de comemoração e festa entre as crianças e seus pais, não tem presente-presente, tipo comprado. É, cara… Não tem anúncio na tv, na rádio, nos jornais, nem na revista, NADA. Não tem bombardeio. Não é, definitivamente,uma festa de consumo. Se tiver, é tão light que minhas anteninhas aqui não conseguiram captar. E olha que eu circulo. Tô bem ligada! Adorei isso. Adorei muito.

Dá pra sentir adiferença no ar. Obviamente, eu que sempre fico fazendo os paralelos, querendo aprender aqui para contar para vocês, e aí refletir sobre essa nossa tarefa de criar nossos filhos, vi como essa data aqui é mais doce, mais terna, leve e mais gostosa por isso mesmo. Foco no lugar certo. Foco na relação entre pais e filhos. Não passa pelo comércio formal. Não tem aquela camisetaburocraticamente embrulhada, ou sei lá o que comprado sei lá por quem – porque obviamente a criança não compra nada – para um pai que não está nem ai com aqueles presentes que acabam por ficar sem significado…

Que fique claro: não tenho NADA contra comprar presentes em lojas. Adoro dar (e receber!) presentes. Quem não? Com Antonia, então… Affffffff!Acho que compro pelo menos uma coisa por dia para minha filha até hoje. Juro! Pode ser um durex enfeitadinho, uma caneta, o chá que ela ama, uma revista… Todo dia tem um “mimo”. Sem falar de presente-presente mesmo, pra valer, caro… Faz parte. É assim, é gostoso, tudo certo.

O ponto que quero chegar você já entendeu: não podemos vacilar etrocar o enorme prazer de comemorar o Dia dos Pais, por exemplo, com o que há de melhor na vida que éa PRESENÇA. Não o presente. O bilhete ou o desenho que, feito pelo filho,vale todos os dinheiros do mundo.

Fora que, mesmo para quem não é católico, comemorar o Dia dos Pais no Dia de São José é mais romântico, simbólico e bacana que “um dia qualquer”, né?

Ok, ok, ainda não passei Dia das Mães aqui. Tá chegando. Juro que conto com imparcialidade.

Mas jáadianto: a Páscoa está chegando para mim aqui e para você ai do mesmo jeito, certo? E por aqui não encontrei ainda aquele mar de ovo de Páscoa pairando sobre nós no super mercado. rsrsrsrsrsSe é que você me entende…. rsrsrsrs

Leia também: 

Mônica Figueiredo fala sobre recomeços: “Estou aprendendo muito porque deixei meu coração falar”

Acabou o carnaval. Acabou mesmo?

Estamos aqui, sim!


Palavras-chave

Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Samsung Galaxy Watch6 - Divulgação

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ana Carolina Oliveira respondeu uma caixa de perguntas no Instagram - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"