Colunas / A vida é longa

Amamentação: um ato de amor que merece respeito

Amamentar é um ato de amor que merece respeito (de todos) - Getty Images
Getty Images

Publicado em 12/09/2020, às 05h12 por Mônica Figueiredo


Li estes dias um post no Instagram da Mariana Weickert que me comoveu muito. Ela falava de forma muito aberta e direta, bem como é o jeito dela (e que eu adoro) que simplesmente não conseguiu amamentar a primeira filha. Agora, com seu bebê recém-nascido, ela está conseguindo, não sem dificuldade. Uma vitória, sem dúvida, mas que vem depois de muita pressão e muita, muita culpa. O que me comoveu não foi o depoimento sobre a verdadeira luta que é dar de mamar no peito. A gente sabe como é. Todo mundo só fala das maravilhas da amamentação, o que aqui, nesta coluna, está totalmente fora de questão: poder amamentar é uma maravilha e ponto. Mas o que percebi é que ainda falta falar mais e mais e mais sobre a preparação que precisa ser feita para que a amamentação seja possível (fundamental para o bebê), mas não acabe com a mãe.

Amamentar é um ato de amor que merece respeito (de todos) (Foto: Getty Images)

Temos que trabalhar mais sobre isso. Não assustar, muito menos fazer drama. Mas preparar para valer essa mãe para o processo que é o bebê pegar o peito. Tem um passo a passo. Tem medo, tem cansaço, tem o desconhecido, a fragilidade da situação, a falta de sono, a imensa lista de descobertas emocionais e práticas que acontecem a cada momento… E aquele bebezinho ali, dependendo da gente 100%. Não é mole, não.

Nós, na Pais&Filhos, sempre tivemos muito cuidado com esse tema. E fico impressionada de ver que ao longo de todos estes anos que trabalho aqui, olhando para tudo isso com olhos profissionais, a pressão sobre a mulher não mudou nada em termos de compreensão e acolhimento. E isso que me comoveu no longo texto/desabafo da Mariana. De novo: amamentar só faz bem, ninguém discute. Pelo contrário! Incentiva-se. Mas ninguém incentiva ninguém ou coisa nenhuma com julgamento e achando que a mãe que não consegue amamentar não ama o filho, é uma perdedora, deixou de fazer alguma coisa “certa” e blá blá blá. Acho isso injusto e cruel, simplesmente porque não é verdade. Estas mães deveriam é ter o dobro de cuidado e apoio. Até porque é possível criar alternativas, tirar o leite, etc.

O que eu acho mesmo é que o famoso vínculo com o filho se cria é na atenção, no “estar ali” por inteiro. Amor é construção, não tenho dúvida. Eu amamentei na boa. Não tive problemas. Mas com certeza porque fui muito respeitada e ninguém ficou me enchendo, fazendo pressão. Minha filha demorou para pegar o peito, quase sete dias. Aguentamos firmes, na fé, na corrente, no astral bom, sem peso e tenho certeza que isso fez toda a diferença. Eu fiquei confiante e não me sentindo uma incompetente. E aí, depois de sete dias, ela “aprendeu” e foi tudo uma beleza. Eu tinha tanto leite e ela mamava tanto que sobrava, eu até passei a doar leite justamente para estas outras mães, que não conseguiam. Doei com emoção, muito amor e humildade. Isso mesmo. Ter filho coloca a gente no tamanho certo, o ego vai para o espaço. E ainda bem que é assim!


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Pai de Henry Borel fala sobre nascimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar