Colunistas

21/03 Dia internacional da Síndrome de Down: precisamos do seu respeito

A data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta

lorena-dia-sd

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março, chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam esta ocorrência genética e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Em 2012, por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU.

Amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.

Anúncio

FECHAR

Não existe ainda no país uma estatística específica sobre o número de brasileiros com síndrome de Down. Uma estimativa pode ser levantada com base na relação de 1 para cada 700 nascimentos, levando-se em conta toda a população brasileira. Ou seja, segundo esta conta, cerca de 270 mil pessoas no Brasil teria síndrome de Down.

O que queremos? Principalmente a efetiva implementação da Lei Brasileira de Inclusão. Queremos respeito, reconhecimento e acessibilidade. Escolas realmente inclusivas, comprometimento das instituições de ensino com o aprendizado, capacitação de professores nas faculdades, inserção no mercado de trabalho, são apenas alguns exemplos dos direitos previstos na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e que não são efetivamente respeitados.

Inclusão é diária, mas o dia 21/3 existe para ser comemorado sim!  Vamos nesta data reafirmar que as pessoas com síndrome de Down têm direito ao pleno usufruto de todos os direitos humanos. Devemos reconhecer nossa responsabilidade coletiva para criar condições para que todas as pessoas com deficiência possam fazer contribuições valiosas para o nosso futuro comum.

Confira no site Movimento Down as diversas comemorações da data!

Leia também:

Engessar uma sociedade perfeita é um erro crasso

O legado das Paralimpíadas

Miró que se prepare

Pais&Filhos TV