Colunas / Mãe em looping

Toda trabalhada na maternidade

A maternidade é um laço para a vida - iStock
iStock

Publicado em 29/05/2023, às 07h08 por Geovanna Tominaga


Tem coisas na vida de uma mãe que não muda. Quando eu estava esperando o Gabriel, sempre ouvia aquelas máximas sobre a maternidade e ficava pensando que seria simples. Desafiador, mas simples. Como por exemplo, a volta ao mercado de trabalho. Passei alguns anos da minha vida numa rotina intensa de televisão e via minhas colegas tendo filhos e trabalhando incessantemente. Pensava, quando chegar a minha vez, quero separar um ano inteiro só pra ficar com o meu baby. Trabalhar, só depois!

Não há um jeito certo de criar os filhos, mas o melhor caminho é escutá-los
A maternidade é um laço para a vida (Foto: iStock)

Por um presente dos céus, aconteceu exatamente como eu havia planejado. Só que aquele um ano, vivendo exclusivo para ele, se transformou em dois com a pandemia. Eu pude acompanhar a “época de ouro” do desenvolvimento do meu filho bem de perto e viver a minha “folga” profissional por mais um ano. Lembro da primeira vez que sai de casa pra fazer um jobzinho logo ali… Fiquei apenas três horas distante do meu rebento e vou confessar que o meu coraçãozinho ficou apertado. “Primeira vez é assim, depois você se acostuma!”, diziam as outras mães. “Sair pra trabalhar é bom, Refresca a cabeça…”. No meu caso, não sei posso dizer que consigo “refrescar” a cabeça porque volta e meia, meus pensamentos vão para onde meu filho e marido estão.

Fico imaginando como tantas outras mulheres lidam com esse sentimento quando têm de voltar pro mercado de trabalho depois de apenas quatro meses da licença-maternidade, e ainda amamentando. É por isso que nós partimos para empreender e nos damos tão bem nesse sentido. Porque precisamos trabalhar e precisamos cuidar das nossas crias. A mulher é uma ótima profissional, mas a mulher-mãe é incrível! Uma potência de produtividade que só quem já passou pela maternidade entende do que eu estou falando. Se o mercado formal flexibilizasse seus processos para absorver todo esse potencial,  com certeza veria a economia nos números no balanço anual.

Posso dizer que eu sou uma pessoa muito mais criativa, ativa e que produz muito mais depois da maternidade do que antes disso. E olha que eu tive o Gabriel aos 39 anos. Ou seja, só isso já me descartaria em alguns processos seletivos por aí. Empreender pode ser uma necessidade para as mulheres que têm filhos, mas também é um caminho possível e brilhante! Cheio de possibilidades. Afinal, nós mulheres somos naturalmente abençoadas com essa energia criadora.

Passados quase quatro anos, meu baby agora já é um meninão e fica muito bem com outras pessoas quando o Edu e eu precisamos nos ausentar. Então o que seria isso? Preocupação natural, alguns irão dizer. Agora entendo a minha mãezinha que sempre me disse que preocupação de mãe é pra vida toda! E que os filhos sempre serão bebezinhos para uma mãe. Acho que é o tal cordão umbilical emocional entre mãe e filho que nunca será cortado. Mesmo sabendo que eles estão bem, crescidos, independentes, com uma vida autônoma, a mãe cuida eternamente. E isso é tão lindo!

Afinal, grande parte do que somos, somos pelo esforço, afeto e cuidado que recebemos dos nossos pais. Saber que temos um colo quentinho, um abraço-casa de mãe, no final do expediente nos prepara para qualquer desafio que a vida profissional possa nos apresentar.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho