Publicado em 24/03/2021, às 10h57 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
O empreendedorismo não é um caminho fácil, mas possível. E para mulheres e mães que partiram para esse meio, seja por vontade própria ou necessidade, muitas vezes ter um negócio próprio representa outras conquistas, como uma agenda mais flexível e independência financeira. Não à toa, 68% das donas de uma empresa hoje no Brasil começaram a empreender após a chegada dos filhos, de acordo com um levantamento da Rede Mulher Empreendedora.
Esse mercado está crescendo e tende a crescer cada vez mais. Por isso, a Pais&Filhos está com o projeto “O que elas querem”, com o objetivo de conectar essas mulheres e fortalecer a iniciativa. Conversamos com a nossa embaixadora, Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e autora do livro “Dinheiro nasce em árvore?”, mãe de Beatriz, para esclarecer algumas questões. “Antes de empreender, você precisa olhar para dentro, parar para pensar qual é o problema que você quer solucionar, os seus talentos e o que você gosta de fazer”, inicia.
Para a especialista, a receita do fracasso no empreendedorismo é seguir o que está na moda. Se não faz parte das suas paixões e talentos, fica praticamente impossível dar certo. “Procurar um negócio, porque dá dinheiro é errado. Até porque se aquilo já está dando dinheiro, já está na moda e você perdeu o bonde”, justifica. Carol esclarece que todo negócio é de impacto, mas não se iluda: “Tem dias que você vai achar que está na crista da onda, que é a pessoa mais incrível do universo e tem dias que você irá se perguntar: ‘O que eu estou fazendo?’. É natural”, por isso ela aconselha que não se tome nenhuma decisão estratégica em nenhum dos extremos.
A embaixadora entende que para ser empreendedor é necessário perfil, otimismo, e se arriscar, porém todo mundo deve ter a semente do empreendedorismo dentro de si, mesmo que seja na empresa em que você trabalha, para poder visualizar caminhos novos dentro daquele espaço e se desenvolver profissionalmente. “Solucionar o problema de forma criativa é ser empreendedora”, acrescenta. Mas não é preciso correr. Se você não se sente ainda confortável em largar tudo e partir para algo totalmente seu, ela sugere criar algo enquanto ainda tem outro emprego.
“Em momentos de crise, em que todo mundo está em uma insegurança grande, não largar tudo para o ar antes de empreender é uma rede de segurança. Com o tempo, você pode ver que o seu negócio tem potencial de ser o seu plano A e você faz a transição”, aponta. Essa é uma boa escolha, uma vez que abrir mão de tudo para empreender exige planejamento financeiro, ter um dinheiro reserva e um mega plano de negócio. Mas sem querer mascarar a realidade aqui. Nessa opção, será mais cansativo, você terá menos horas de sono, mas há uma maior segurança nesse início.
Mãe, mesmo com todos os planejamentos, leituras e boa vontade do mundo, terão momentos de baixa, em que você irá se questionar sobre as escolhas. Por isso, mais uma vez, Carol destaca a necessidade de não tomar nenhuma decisão estratégica durante as crises. Essa é mais uma oportunidade para fazer pesquisas, descobrir o que a concorrência está fazendo, e se reinventar. Nesse processo, a educação financeira é essencial, e não apenas no âmbito profissional, mas em todas as áreas da vida: “Quando você aprende a lidar com o dinheiro, consegue bancar as suas próprias escolhas”, e assim, seguir o caminho que você deseja!
Notícias
Eliezer anuncia separação inesperada e brinca: "Cada um seguiu o seu caminho"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Notícias
Viih Tube e Eliezer contam que adotaram doze crianças para realizar sonhos: "Nunca são demais"
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach