Colunas / Modo de Usar

Nosso legado digital: o que precisamos ensinar aos nossos filhos

Com as mudanças tecnológicas, é importante trazer o assunto para as crianças - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 21/08/2022, às 08h19 por Dra. Ivanice Cardoso


“Quero que o meu filho tenha o que eu não pude ter”. Que pai ou mãe nunca disse isso ou nunca, pelo menos, imaginou isso? E a gente trabalha e se esforça pra isso. Buscamos os melhores colégios, as melhores roupas, o melhor lazer. Pelos filhos a gente não mede esforços.

Com as mudanças tecnológicas, é importante trazer o assunto para as crianças
Com as mudanças tecnológicas, é importante trazer o assunto para as crianças (Foto: Shutterstock)

Boa parte de nós ainda cresceu sonhando ter uma profissão muito parecida com a profissão dos nossos antepassados. Desde a geração Z nós já não conseguimos nomear direito uma profissão tendo certeza de que ela existirá daqui 5 ou 10 anos. Já percebemos que nossos filhos são de uma geração em que aquilo que nossos pais e avós valorizavam não seja o que realmente tenha valor agora.

Até algumas décadas atrás, os pais trabalhavam para poder entregar um carro ou uma casa para os filhos, como sinal de maturidade e autonomia. Nós já vivemos tempos em que investir num carro não é prioridade. Investir num imóvel não é prioridade. Pra muitos, investir em faculdade tradicional também já não é prioridade.

Nesse ponto pensamos em legado. Quais os valores, histórias, referências que deixaremos para os nossos filhos e como eles consultarão quando precisarem? Pensar no desconhecido passou a ser nosso desafio. Como preparar nossos filhos para contextos incertos? Esse desafio faz parte do nosso legado. E quando se trata de vida digital, estamos falando do legado digital.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Nas empresas o legado digital refere-se a dados que devem ser preservados e organizados para que possam ser transportados todas as vezes que uma nova tecnologia surge. Ou até mesmo quando uma nova lei surge, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados. E como a gente traduz essa realidade para as nossas famílias? Talvez o caminho seja pensar que existe uma hierarquia natural da vida.

Nós entregamos para os nossos filhos aquilo que é deles e que estava aos nossos cuidados enquanto pequenos. Nós também entregamos aquilo que faz parte da história da família que existiu antes de nós. É um pouco diferente de herança, já que o legado é aquilo que deixamos e no qual há propósito. Não se trata somente de nos empenharmos para deixar patrimônio financeiro, mas deixar instrumentos de vida, que ajudem nossos filhos a entenderem a sua riqueza humana.

Esse é um movimento simples e complexo, ao mesmo tempo. Não são necessários grandes investimentos financeiros. Talvez alguns pendrives ou espaços em nuvens. Mas serão necessários investimentos de curadoria. De pensar o que será que eles realmente precisarão saber de nós, deles e das nossas famílias, que os ajudará a serem pessoas integrais e felizes, mesmo num cenário de incertezas?

Assista ao POD&tudo com Izabella Camargo


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular