Colunas / Modo de Usar

Até que ponto o que meu filho faz online é ilegal?

Temos muito receio dos nossos filhos sofrerem algum ataque online, mas temos que nos preocupar também que eles não sejam os agressores - iStock
iStock

Publicado em 29/08/2023, às 06h49 por Dra. Ivanice Cardoso


Já começo com um disclaimer: talvez esse texto seja um pouco indigesto, mas garanto que ele é necessário. Pensei com carinho antes de escrever e preciso dizer que as preocupações aqui não têm nada de ficção. Quando eu era criança, nosso meio de comunicação mais rápido era o telefone. E o maior risco que os adultos corriam ao deixar uma criança acessar o telefone livremente era receber uma conta astronômica para pagar.

Temos muito receio dos nossos filhos sofrerem algum ataque online, mas temos que nos preocupar também que eles não sejam os agressores (Foto: iStock)

E eu me lembro de uma traquinagem que eu fazia usando o telefone de casa: eu passava trotes. Pois é, que vergonha. Os trotes eram inocentes, não representavam perigo para ninguém, mas eram proibidos. Mesmo sabendo que poderia me render um baita problema eu fazia. Apesar de ser uma criança bem informada, muito bem assistida e acolhida pela minha família, muito amada e sempre aos cuidados de adultos, mesmo assim eu escolhia o risco.

Agora, volto ao nosso tempo: 2023. A grande maioria das crianças não precisa desejar um telefone. Elas já têm seus próprios aparelhos. Poucos deles com controles reais de acessos. E acessos a um mundo inteiro. Como pais e mães da geração hiperconectada, decidimos acreditar que o maior risco é o de nossos filhos serem assediados na internet por abusadores ou golpistas. E que isso vai demorar a acontecer. Já sabemos que não é bem assim e tentamos não pensar muito nisso.

Mas quero que você se faça a seguinte pergunta: e se for o seu filho o assediador? E se ele decidiu fazer “brincadeiras” através de chats de games, WhatsApp ou grupos no Discord, para cometer ilegalidades? Cyberbullying, compartilhamento de ameaças, uso ilegal de imagem e voz de terceiros, desafios que incitam o suicídio de outras crianças, participação em cenas de estupro virtual e vários outros. Todos considerados por eles como “brincadeiras”, mas cada vez mais frequentemente cometidos por crianças e adolescentes.

O desabafo da mãe dividiu opiniões na internet
Tome cuidado para que seu filho não faça nada ilegal online (Foto: istock)

Atitudes que podem encerrar precocemente sonhos e vidas, inclusive a do seu filho. Nem sempre crianças e adolescentes têm noção dos riscos e consequências. Somos nós que precisamos instruir e orientar sempre. Quero deixar 3 conselhos baseados em tudo que tenho visto nos meus atendimentos a famílias e escolas:

  • Repense, com atenção e carinho, como e quando o seu filho está sendo apresentado e liberado em ambientes virtuais.
  • Fale sobre os cuidados, riscos e também sobre as oportunidades que a vida online apresenta.
  • Fale sempre, mesmo que seja óbvio pra você. Invista em conversas afetivas e descontraídas sobre a vida. É esse repertório que vai ajudar o seu filho a criar referências para fazer da vida dele uma vida com significado.

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada