Colunas / Modo de Usar

A dica de milhões para enfrentar o (cyber)bullying

Cyberbullying é assunto sério que merece atenção - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 06/12/2022, às 15h27 por Dra. Ivanice Cardoso


Bem, dessa vez você pode achar que limites foram ultrapassados aqui. O que uma coisa tem a ver com a outra? Desde quando comportamento digital seguro tem a ver com mesa posta? Muita calma nessa hora porque a dica de ouro está no final. Eu fiz aquele momento de reflexão sobre o ano que passou. E curiosamente, o ano de 2022 foi o que atuei muito mais como palestrante e consultora para os temas bullying e cyberbullying.

Legado Digital: conheça novo recurso da Apple que permite adicionar herdeiros para acessar dados
Cyberbullying é assunto sério que merece atenção (Foto: Shutterstock)

Depois de uma pandemia longa, boa parte em isolamento social, a conta para famílias e escolas é alta. As agressões sistemáticas e repetitivas cresceram. Esse aumento pode ser facilmente notado tanto em número de agressores quanto em vítimas. No Brasil, uma pesquisa realizada pelo IBGE indica que 23% dos alunos já sofreram algum tipo de bullying. E 1 em cada 10 já foi ofendido em redes sociais. Literalmente milhões de crianças e adolescentes sofrendo por um fenômeno que pode ser prevenido.

Ainda em 2019 a UNICEF apresentou um número bem preocupante. Pelo menos 150 milhões de crianças já vivenciaram situações de agressões classificadas como bullying. Ou seja, esse não é um fenômeno que cresce só no Brasil. E interromper esse crescimento de forma positiva, preventiva e generosa se torna um superdesafio.

Durante as minhas andanças pelas escolas no Brasil eu também pude perceber um padrão nas crianças e adolescentes que de alguma forma não se envolviam diretamente em eventos de bullying e cyberbullying. E, para a minha alegria, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Uberlândia aponta para um mesmo padrão: o olho no olho entre pais e filhos. Ou, como os cientistas chamaram, supervisão parental positiva.

Aliás este foi o tema da nossa última coluna. E agora temos elementos científicos para inspirar nossas ações quando o assunto é bem-estar de crianças e adolescentes e todos os desafios que eles enfrentam. Não se trata de um novo controle parental digital. São ações muito acessíveis, que não precisam de nenhum tipo de treinamento e são muito mais poderosas na prevenção.

Supervisão parental positiva são os vínculos constantemente fortalecidos entre pais e filhos que preparam essa galerinhas para lidas saudavelmente com conflitos. E são chamadas de positivas porque acontecem sem o “não” constante, com mais interação e conversas bem intencionais, sem meias voltas. E como fortalecer esses vínculos? Aqui vão as dicas de ouro:

  • Façam mais refeições juntos. Mas de preferência criem rituais em família com cores, texturas, sabores e detalhes que só vocês entenderão.
  • Verifique as atividades escolares realizadas em casa. Se interesse pelo que seu filho vive. Se apaixone por ele!
  • Busque saber o que seu filho faz com o tempo livre. É nesses momentos que a imaginação deles funciona. E todos queremos que sejam sempre para o bem, deles principalmente.

Confira o que rolou no podcast com Izabella Camargo direto do 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Dia dasmães, mensagens para avó - Créditos: Reprodução

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua