Publicado em 24/03/2023, às 07h16 por Toda Família Preta Importa
**Texto por Wilson Willian Pinheiro, pai do Antony e Isabelli, e por Willian Wilson Pinheiro, pai da Julia e Nicolas. Eles são fundadores da WW2 Barbearia, especializada em atendimento infantil, afro e crianças com TEA (Transtorno Espectro Autismo), na região de Itaquera, São Paulo
Ser negro, ser pai, ser filho e ser empresário em nossos dias não é uma tarefa fácil. Todos os dias, temos que enfrentar o desafio de provar a nossa competência e habilidade, não apenas na nossa vida profissional, mas também na nossa vida pessoal.
Somos gêmeos e negros, ingredientes estes que poderiam ir do sucesso a derrota, temos muito a contar sobre suas experiências como empreendedores. Desde a infância, aprendemos o valor do trabalho duro e da determinação, trabalhando na loja de calçados do nosso pai. Mas não foram apenas os ensinamentos paternos que nos levaram a empreender. Quando ainda éramos crianças, começamos a revender balas na região do Morumbi Shopping, mostrando uma habilidade inata para os negócios.
Apesar de termos o sonho de jogar futebol, nos concentramos em estudar e trabalhar, pois, assim como muitos jovens do Brasil, precisávamos ajudar nas despesas da casa desde cedo. Graças a uma boa educação e muita perseverança, conseguimos construir uma carreira sólida, casando jovens e tornando-se pais cedo. Mas, mesmo diante de todas as dificuldades, nós sempre buscamos oferecer um atendimento diferenciado, com atenção, carinho e cuidado, não somente para nossos filhos, mas também para os filhos dos outros. Essa experiência de cuidar de crianças, aliada ao trabalho duro e à determinação, deu a nós, maturidade para encarar os desafios de frente, sem medo.
Observando os acertos e erros de seu pai na jornada empreendedora, percebemos que também tínhamos uma chama empreendedora acesa dentro de nós. Hoje, temos orgulho de sermos jovens negros e pais de família empreendedores, que mudam a vida de outras pessoas com suas mãos.
No entanto, como sempre acontece com empreendedores negros, sabemos que precisamos provar constantemente nosso valor para a sociedade, enfrentando obstáculos e preconceitos que muitas vezes tornam tudo mais difícil. Mesmo assim, permanecemos firmes em nossos ideais, sabendo que representamos muito mais do que apenas dois jovens empreendedores negros. Nós representamos uma comunidade que luta por seus direitos e por um lugar ao sol.
Como pais, sentimos a responsabilidade de preparar nossos filhos para enfrentar as dificuldades da vida como negros. Meu filho ainda é jovem, mas já vejo a importância de protegê-lo dessas dificuldades. No entanto, minha filha mais velha já entende bem os desafios que enfrentamos diariamente, e estamos constantemente conversando sobre o assunto. Lembro-me de quando eu era criança e sofri racismo na escola. No amigo secreto, meu presente foi jogado no chão e não foi entregue diretamente a mim. Essa experiência foi dolorosa e deixou uma marca que até hoje me faz ficar emocionado. No entanto, eu não deixei que isso me definisse e trabalhei duro para construir uma carreira de sucesso como empresário.
Hoje, como proprietário de uma barbearia (WW2), faço muitas pessoas sorrirem com um simples corte de cabelo. É incrível ver a transformação que ocorre quando as pessoas se sentem bem consigo mesmas. Muitos dos meus clientes são pessoas que passaram por muitos “nãos” na vida, mas ainda assim, decidiram mudar suas identidades. Trabalho com crianças com deficiência, incluindo crianças autistas (TEA), que muitas vezes são mal compreendidas, mas que encontram conforto em um ambiente acolhedor e amigável.
Apesar dos desafios que enfrentamos como negros em nossos dias, continuamos lutando e vencendo. Eu uso minhas mãos para trazer alegria e beleza às pessoas e sou grato por ter uma plataforma para mostrar ao mundo que ser negro não significa ser menos competente ou menos digno de amor e respeito.
Temos a plena consciência de que, sendo irmãos, conseguimos um apoiar o outro no que for necessário, temos também, orgulho da nossa trajetória de sucesso como barbeiros em São Paulo. O resultado é sabermos que somos respeitados na comunidade e muitos clientes que admiram nosso trabalho e personalidade. Além disso, como pais dedicados, temos a humildade em sermos exemplos de amor e respeito pela família, com a importante missão de educar nossos filhos para se tornarem pessoas justas, honestas e realizadas.
Como pais negros precisamos lidar com o desafio de preparar nossos filhos para enfrentar o racismo no cotidiano. Não somente o racismo que ensinamos mas o respeito à diversidade e também à inclusão, isso vem de berço!
Ensinamos nossos filhos a resistir ao preconceito, a lidar com situações de discriminação e a desenvolver a autoestima e o amor próprio. Isso pode ser uma tarefa difícil, especialmente em um ambiente que frequentemente não valoriza a cultura e as tradições afro-brasileiras.
Enfrentamos desafios em relação à segurança de nossos filhos. O racismo estrutural pode levar a situações de violência policial e criminalização da juventude negra, o que faz com que precisemos nos preocupar com a segurança de nossos filhos no cotidiano. O que para muitos seria apenas uma conversa “cuidado com o celular” ou “não fale com estranhos e volte cedo para casa”, para nós, precisamos ter conversas difíceis sobre como os nossos filhos devem se comportar em situações de abordagem policial, no trajeto para a escola, além de como agir em espaços públicos que podem ser “interpretados” por algumas pessoas como suspeitos.
A primeira coisa que os pais negros podem fazer é ensinar seus filhos sobre suas raízes culturais e étnicas, bem como a história da luta por igualdade e direitos civis. Isso pode ajudar a criar um senso de orgulho e respeito por suas raízes e história, além de permitir que as crianças entendam a importância de lutar por justiça e igualdade.
Além disso, os pais negros podem ensinar seus filhos a reconhecer e resistir ao racismo. Isso inclui identificar comportamentos e comentários racistas e responder a eles de maneira assertiva, seja questionando-os ou denunciando-os às autoridades competentes. Também é importante que os pais incentivem seus filhos a buscar apoio emocional, caso se sintam impactados pelo racismo.
No que diz respeito ao empreendedorismo, os pais negros podem ser um exemplo inspirador para seus filhos. Ao verem seus pais empreendendo, criando negócios bem-sucedidos e sendo capazes de lidar com os desafios do mercado, as crianças podem desenvolver uma mentalidade empreendedora e ser motivadas a perseguir seus próprios sonhos.
No entanto, é importante lembrar que a luta contra o racismo não deve ser uma responsabilidade exclusiva dos pais negros. A sociedade como um todo precisa se comprometer em acabar com essa forma de discriminação, o que inclui ações concretas e políticas públicas efetivas. A educação antirracista nas escolas, por exemplo, pode ajudar a criar um ambiente mais inclusivo e igualitário para todas as crianças.
A chegada de um filho significa uma nova rotina, saiba como familiares e amigos podem te ajudar nesse processo:
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Notícias 📣
Filhos gêmeos de Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima provam que a beleza é de família
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Notícias
Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"
Família
Isis Valverde e Marcos Buaiz remarcam data do casamento após diagnóstico de câncer
Notícias
Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo