Colunas / Escola

“Volta às aulas” que vai marcar para sempre a vida de nossos filhos

Publicado em 22/08/2020, às 04h57 - Atualizado em 13/01/2021, às 08h59 por Taís e Roberta Bento


Compartilhe:


Vivemos um momento inusitado para toda sociedade: as escolas reabrindo o portão para receber seus alunos de forma gradativa, em momentos diferentes, dependendo da região do Brasil. Não será apenas um “volta às aulas”. Será um novo começo. E como tudo que é novo, vai trazer insegurança, medo e ansiedade. Junto com essa mistura de sentimentos, há um esforço gigantesco de profissionais da educação, que também são mães, pais, filhos.

Volta ás aulas online (Foto: Getty Images)Quando a escola informar a você que está pronta para o retorno, inúmeras pessoas já terão se mobilizado para garantir ao máximo a segurança do seu filho. Para os professores, não houve até agora um só momento em que pudessem se deitar e dormir tranquilos.

E vem ainda um desafio maior pela frente. Manter o ensino remoto, ao mesmo tempo em que recebem alunos na sala de aula, é mais uma daquelas “missões impossíveis” que os profissionais da educação enfrentam. Quando o aviso de “estamos prontos, mal podemos esperar para ver nossos alunos de volta” chegar até você, lembre-se de que há histórias de vida por trás da mensagem. Quando esse aviso chegar, lembre-se de que você vai resolver, junto com a escola, qual o momento mais adequado para seu filho retornar. E lembre-se de que cada família tem o mesmo direito de tomar a decisão, de acordo com suas próprias crenças, necessidades, realidade. Tanto quem levar o filho para a escola, como quem decidir que o filho permaneça em casa, sentirá uma angústia enorme.

Não é o que sonhamos para nossos filhos: que não voltem para a escola, ou que voltem sem a liberdade que merecem. Mas é a realidade que todos, absolutamente todos estamos enfrentando. Concentre sua energia na parceria com a escola. Tanto se o seu filho voltar, como se ele permanecer estudando em casa, ele precisa que os adultos responsáveis pela sua educação estejam unidos. Não jogue fora energia boa julgando outros pais. Não deixe que a ansiedade que você sente consuma isso. Todos os funcionários da escola também estão saindo de uma tempestade. Tanto para as crianças que voltarem de imediato, quanto para aquelas que ainda se mantiverem estudando em casa por mais tempo, a prioridade será cuidar das emoções.

Fique tranquila, o conteúdo será recuperado aos poucos. Mais depressa do que conseguimos imaginar, essas crianças vão crescer. A relação que elas terão com os estudos e o protagonismo que vão assumir na construção do futuro que sonharem serão altamente impactados por esse momento. O sentimento de segurança que seu filho precisa só poderá ser encontrado na parceria que você estabelecer com a escola. Sempre que empatia e respeito predominam, as memórias que ficam são sentimentos positivos, mesmo em um momento desafiador como esse. Vai ficar tudo bem!


Palavras-chave
Comportamento Educação Desenvolvimento Criança Mãe Escola coronavírus covid-19 isolamento social quarentena ensino a distância

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar