Publicado em 17/10/2023, às 07h51 por Taís e Roberta Bento
O som da TV irrita. A voz dos personagens daquele desenho animado que seu filho gosta parece insuportável. Aquele “mamãe, mãe, manhêeee”, ou “pai, pai, paiê” que um dia soou como música para seus ouvidos, agora tira você do sério. E lá vem culpa, remorso, autocobrança. Seu corpo e sua mente estão implorando por momentos de silêncio! Estar com os filhos em casa cem por cento do tempo é sim um desafio gigante.
Não importa se você nasceu para ser pai ou mãe e ama esse papel, ou se você considera a paternidade ou maternidade um dos diversos papéis que adora cumprir. Se a parentalidade realiza você ou não, o fato é que somos seres humanos antes de tudo. E há necessidades que independem do quanto amamos nossos filhos. Depois de um mês inteiro em que o foco principal de cada dia passa a ser as crianças e adolescentes, naquela tentativa de que possam fazer atividades que gerem memórias boas do período de férias, é natural que recaiam sobre os pais as consequências de tanta dedicação.
Quanto mais tentamos dar conta de tudo que gostaríamos de proporcionar para nossos filhos, menos lembramos que alguns momentos estão fazendo falta para nós também. Porém, nosso foco acaba ficando naquilo que enxergamos, ou que faz parte do nosso consciente. Uma grande parcela do altíssimo nível de estresse que vivemos hoje tem relação com aquilo que não vemos, mas que faz muita falta. O silêncio é um desses aspectos.
Neurocientistas já vêm há tempos estudando os efeitos positivos que o silêncio traz ao cérebro. E os resultados são incríveis. Uma pesquisa feita na Austrália mostrou que nos momentos de silêncio há inúmeras atividades cerebrais com enorme impacto em nosso dia a dia. Pense em toda a irritação que você tem sentido e que parece sem explicação. Ou nos seus momentos de explosão, seguidos de culpa e remorso, na hora da lição de casa. Você não vai conseguir ajudar seu filho com os estudos se não reabastecer sua mente com momentos tranquilos, de silêncio.
Se você tem um parceiro, é hora de combinar momentos em que cada um pode cuidar de si, enquanto o outro cuida do filho. Se você é mãe ou pai solo, é hora de buscar ajuda. Sem uma rede de apoio você não vai poder seguir dando a atenção, carinho e suporte que seu filho merece. É hora de buscar um reencontro com você mesmo. Buscar maneiras de se conectar com seu eu mais profundo, aprender a respirar e conseguir estar inteira no momento presente.
Gostar da sua própria companhia. Momentos de silêncio são tão fundamentais como os encontros para conversas. A diferença é que a conversa alguém pode oferecer a você, mas o silêncio tem que ser uma conquista sua. Comece hoje mesmo a buscar esses momentos só seus. Você e sua família merecem!
Notícias
Eliezer anuncia separação inesperada e brinca: "Cada um seguiu o seu caminho"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Notícias
Cid Moreira passou os últimos anos de vida brigado com os dois filhos
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão