Colunas / Escola

A dor e a delícia de ver um filho se desenvolver

Filhos são para sempre e acompanhar o desenvolvimento deles é um presente - iStock
iStock

Publicado em 30/08/2023, às 06h48 por Taís e Roberta Bento


Enquanto vivemos as dores e delícias de ter um filho pequeno, fica difícil imaginar que um dia vamos sentir saudades de momentos tão desafiadores. Cada fase, contudo, passa em um piscar de olhos. Ficam para trás os dias de alegria pelos primeiros passos, de tristeza pelos primeiros tombos, de cansaço pelas noites mal dormidas e de estresse pelas notas da escola. Enquanto estamos vivendo tudo isso, é quase impossível imaginar o filho já adulto, independente e seguindo a própria vida com ideias, valores e escolhas diferentes das que imaginamos.

Filhos são para sempre e acompanhar o desenvolvimento deles é um presente (Foto: iStock)

Quando os filhos ainda são pequenos, oscilamos entre a ilusão de que o crescimento vai demorar e o desejo de que passe logo para que possamos descansar. Algumas vinte e quatro horas parecem durar oitenta, e alguns trinta dias parecem durar apenas horas. Tudo depende do que estamos enfrentando no momento. Filho doente, noites eternas. Filhos tranquilos e sorridentes, um piscar de olhos e lá se foram aqueles momentos.

O planejamento e organização das festas de aniversários que, nos primeiros anos, ocupam nosso pensamento por meses e depois, durante a adolescência, roubam nossas noites de sono. A fase de adaptação na Educação Infantil, recheada de culpa e lágrimas, que logo se transforma na ansiedade pela prova do Enem e escolha da faculdade. Assim eles vão crescendo, em um mundo sem botão de pausa.

Quando menos esperamos, vem a saudade daquela dor de barriga que nos manteve acordados a noite toda. Vem uma vontade enorme de sentir novamente aqueles bracinhos ao redor do nosso pescoço, na cama em finais de semana preguiçosos.  Sem que nos demos conta de onde foi parar aquela criança, começa a temporada das dores que beijo de mãe já não cura, das dúvidas que resposta de adulto algum alivia.

linha crescente indicando desenvolvimento de bebês autistas
O desenvolvimento do seu filho é muito influenciado pela sua relação com ele (Foto: iStock)

Já não temos mais como proteger nossa cria das maldades do mundo. Ver aquele ser frágil enfrentar cada uma das tempestades que são dele e sair mais forte, apesar de ferido, traz aquela mistura de lágrima e sorriso. Como dói ver um filho crescer. Mas como é gratificante ver um adulto nascer ali, diante dos nossos olhos.

Quando você menos espera, ali vem seu filho, estendendo as mãos para, desta vez, dar segurança e apoio a quem sempre o conduziu: “Calma, mãe, vai ficar tudo bem”, diz aquela voz madura. Qual é o mês do ano, aí na sua casa, que faz você cair na real em relação à história de vida que vocês já escreveram juntos, enquanto pais e filhos?

Por aqui, junho é o mês de lembrar que o tempo voou. Olhando para esse milagre que nasceu do seu ventre, resta erguer as mãos para o céu e agradecer a honra de ser sua mãe. Feliz aniversário, minha filha. Que venham mais e mais junhos lindos como você e cheios de amor, como seus olhos!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Eliana recebe pedido de desculpas durante a sua despedida do SBT - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Eliana recebe pedido de desculpas de Patrícia Abravanel ao sair do SBT: "Não sei o que aconteceu"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceu! Hulk Paraíba é pai pela quinta vez; descubra o significado do nome da filha

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Títi, filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, completa 11 anos e ganha festa luxuosa

Valentina Schimidt foi criticada por se considerar queer - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Tadeu Schimidt defende a filha que se considera queer: Entenda o significado da palavra

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Samara Felippo interrompe 'com quem será' no aniversário da filha: "Chega disso"