Colunas / Escola

A importância do ambiente escolar no amadurecimento do filho e dos pais

O ambiente escolar é enriquecedor para crianças - Getty Images
Getty Images

Publicado em 08/05/2022, às 06h28 por Taís e Roberta Bento


Pense um pouquinho no número de interações, incidentes, pedidos, chamados e estresse para as atividades da rotina como banho, refeição, cama que você tem com seu filho todos os dias. Agora tente transferir isso para uma sala de aula com várias crianças da idade dele. Agora amplie isso para uma escolainteira. Assustador, mas necessário. Seu filho precisa dessa experiência riquíssima para amadurecer. Pertencer a uma tribo traz muitos benefícios desde os primeiros anos.

E não seria justo com seu filho, ainda que fosse legal, deixá-lo sem essa oportunidade de crescimento. O quanto ele vai conviver de forma tranquila com outras crianças e desenvolver seu potencial máximo depende do quanto será preparado para esse desafio. E o tamanho dos obstáculos a serem vencidos varia de acordo com a experiência que a criança tem na família desde o seu nascimento. Quando convive com outras crianças da mesma idade, fica o desafio de estar sem os pais, fora de casa. Se vive somente no meio de adultos, além da insegurança da separação dos adultos que são referência de segurança, há o desafio de estar, pela primeira vez, entre outros que têm as mesmas necessidades, porém sem os pais. E nesse ponto, cada um reage de forma diferente. 

O ambiente escolar é enriquecedor para crianças
O ambiente escolar é enriquecedor para crianças (Foto: Getty Images)

Se você acha que o maior desafio do professoré dar conta de tantas crianças que não desenvolveram em casa a base de habilidades para convivência social, está enganada. Mais difícil que isso é escrever na agenda que seu filho mordeu, foi mordido, bateu ou apanhou – e depois receber cada um dos pais querendo saber que providência a escola tomou contra a criança que foi capaz de provocar seu filho a esse ponto. Sim, os dois lados têm uma postura muito parecida: em casa isso nunca aconteceu, a escola tem que tomar uma providência. Sim, a escola precisa ajudar os pais a entenderem que as crianças precisam conviver com outras crianças em família. Não somente as crianças precisam aprender a compartilhar o brinquedo, a atenção dos adultos, o espaço em que estão. Os pais precisam de oportunidade para descobrir como seus filhos reagem quando não são os únicos, quando não têm suas necessidades antecipadas ou atendidas imediatamente.

As crianças precisam de oportunidades para aprender o que é aceitável na convivência social, como controlar seus instintos e regular as próprias emoções. Uma tarde no parque ou o convite para uma família da turma do seu filho visitar vocês vai trazer benefícios imensos para vocês, pais, e para as crianças também. Conhecer as reações do seu filho em situações semelhantes à que ele vive na escola ajuda também a desenvolver uma relação de confiançacom a professora. Uma forma leve para manter a parceria com a escola e garantir que seu filho esteja se desenvolvendo plenamente!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular