Bebês

Você sabe por que a cor dos olhos do bebê pode mudar?

A gente te explica quando e por que as cores trocam

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

mudar-cor-olho

Os bebês nascem, geralmente, com olhos claros (Foto: Shutterstock)

Além dos questionamentos mais frequentes sobre o momento em que a criança começará a se sentar, engatinhar e andar, muitos pais ficam se perguntando sobre um aspecto mais estético: a cor dos olhos. Vão ser claros? Ele vai ter os olhos azuis do pai? Ou os olhos castanhos da mãe? Por que os olhos do meu filho são mais escuros do que os dos irmãos dele? E por que a cor dos olhos da criança muda? A revista norte-americana “Parents” separou as respostas para todas essas perguntas.

Por que a cor dos olhos muda?

Os bebês nascem, geralmente, com olhos claros por causa da melanina. Ela é um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo. “A quantidade de melanina na íris, a parte colorida dos olhos, determina qual será a cor deles,” afirma Douglas Fredrick, pediatra e oftalmologista no Stanford Children’s Health no Palo Alto, Califórnia.

Anúncio

FECHAR

A genética controla a quantidade de pigmento que uma pessoa acumulará no corpo. O DNA herdado pelo seu bebê é o responsável por ele ter olhos dele azuis, castanhos, verdes ou de qualquer outra cor. Ele, provavelmente, nascerá com a íris azul (os olhos não produzem muita – se produzirem alguma – melanina enquanto o bebê está no útero).

Depois do nascimento, a luz natural acaba por estimular a produção de melanina, e esse é o porque da cor dos olhos poder se tornar mais escura ou mudar com o tempo. É importante entender que não é só o pigmento que causa essa mudança. Segundo Douglas, não existe pigmento azul, cinza ou verde nos olhos. O único pigmento que temos nos olhos é o castanho e é a quantidade dessa cor que determina se os olhos de uma pessoa serão claros ou escuros, ele explica.

Ciência à parte, parece uma equação simples: uma mãe com olhos castanhos mais um pai com olhos também castanhos é igual a um bebê com olhos castanhos, certo? Não necessariamente. Existem muitos genes no corpo que influenciam a cor dos olhos, explica Douglas. Mesmo que os olhos de ambos os pais sejam castanhos é possível que os do bebê sejam azuis, se os pais tiverem genes que determinem isso em algum lugar do mapa genético deles.

Como uma pessoa com uma cor de olhos pode ter genes para outra coloração? Por meio dos avós, é claro! A cor de olhos do bebê não depende somente dos pais, mas também dos avós, diz Jean Moorjani, pediatra do hospital infantil Arnold Palmer, em Orlando. Então, mesmo que você e o seu companheiro tenham olhos castanhos é possível que os seus filhos tenham olhos verdes. Culpa dos avós!

Leia também

Nova técnica promete transformar olhos castanhos em azuis

Só 25% das pessoas enxergam as cores como realmente são

Os olhos das mulheres mudam durante a gestação

Vale lembrar que gráficos e calculadoras não dão previsões certeiras. “Ninguém, nem mesmo o médico, pode acertar a cor definitiva dos olhos do bebê,” diz Douglas. O que o seu bebê come ou faz e o quanto ele é exposto à luz não influenciam em nada. Está tudo nas mãos da genética. Mas se o seu filho nasceu com olhos castanhos, significa que ele já acumulou a quantidade certa de melanina determinada pelo código genético, ou seja, os olhos dele não vão mudar.

Quando a cor dos olhos muda?

Normalmente, a mudança ocorre entre os seis e nove meses de idade, segundo Jean. Depois de algumas semanas ou meses, você já vai conseguir identificar o escurecimento nos olhos do bebê. Mas, por ser gradativo, você não notará até que, um dia, o bebê abra os olhos e te surpreenda com uma cor diferente. Com 12 meses, a maioria das crianças terá a cor dos olhos definitiva. Apesar disso, Douglas afirma que até os seis meses a mudança ainda pode ocorrer, mas é raro e não acontece do dia para a noite.

Outras preocupações

Geralmente, a cor dos olhos do bebê muda sem causar nenhum problema ou afetar a visão. Mas se apenas um único olho mudar de cor (o que é muito raro) ou se você notar algum embaçamento, procure um pediatra ou um oftalmologista.