Gravidez

Os olhos das mulheres mudam durante a gestação

Durante os nove meses de gestação, os olhos podem sofrer algumas mudanças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os nove meses de gestação mudam o corpo da mulher, e os olhos não ficam de fora das muitas adaptações que ocorrem para a formação do bebê.  As alterações hormonais, metabólicas, cardiovasculares e imunológicas também afetam a visão da futura mãe.

A maior parte dos problemas relacionados aos olhos durante a gestação desaparece após o parto, como as mudanças fisiológicas causadas pelo inchaço nos tecidos. Elas costumam aumentar a espessura e curvatura da córnea, que pode alterar o grau dos óculos ou causar intolerância a lentes de contato.

Mas as mulheres que já têm problemas oculares devem ser acompanhadas de perto por um oftalmologista, já que a gravidez pode agravar o quadro. Os problemas mais comuns nestes casos são os causados pela diabetes e descontrole da pressão arterial, no caso de pré-eclampsia e eclampsia.

Anúncio

FECHAR

O pré-natal é a melhor maneira de prevenir e tratar estes problemas oculares durante a gestação. As gestantes também devem ficar atentas à higiene dos olhos, utilizar os óculos da maneira correta e lavar bem as mãos, para evitar a conjuntivite, por exemplo.

Consultoria: Denise Fornazari é oftalmologista da Transitions

Pais&Filhos TV